Questões Pedagogia Currículo e Construção do Conhecimento
Uma escola organizou o seu currículo a partir de três grupos de conhecimentos: lingu...
Responda: Uma escola organizou o seu currículo a partir de três grupos de conhecimentos: linguagens, tempo e espaço e natureza e sociedade. Dessa forma, houve uma articulação entre os professores para a o...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)
A organização do currículo em grupos de conhecimentos como linguagens, tempo e espaço, e natureza e sociedade indica uma preocupação em articular saberes de forma contextualizada, valorizando diferentes identidades e promovendo a inclusão por meio do acesso ao conhecimento. Isso está alinhado com a perspectiva de currículo que busca compreender o mundo e a cultura de forma integrada, o que corresponde à alternativa a).
As outras opções não se encaixam porque:
b) Fala em assimilação objetiva e privilegia o que ensinar em detrimento do porquê, o que não condiz com a articulação mencionada.
c) Afirma que o currículo não permite inclusão de atividades fora do previsto, o que é uma visão mais rígida e formalista, diferente da proposta apresentada.
d) Diz que o conhecimento científico não deve ser incorporado, o que não é verdade na perspectiva citada, que valoriza tanto o conhecimento científico quanto as experiências.
e) Está incompleta.
A organização do currículo em grupos de conhecimentos como linguagens, tempo e espaço, e natureza e sociedade indica uma preocupação em articular saberes de forma contextualizada, valorizando diferentes identidades e promovendo a inclusão por meio do acesso ao conhecimento. Isso está alinhado com a perspectiva de currículo que busca compreender o mundo e a cultura de forma integrada, o que corresponde à alternativa a).
As outras opções não se encaixam porque:
b) Fala em assimilação objetiva e privilegia o que ensinar em detrimento do porquê, o que não condiz com a articulação mencionada.
c) Afirma que o currículo não permite inclusão de atividades fora do previsto, o que é uma visão mais rígida e formalista, diferente da proposta apresentada.
d) Diz que o conhecimento científico não deve ser incorporado, o que não é verdade na perspectiva citada, que valoriza tanto o conhecimento científico quanto as experiências.
e) Está incompleta.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários