
Por David Castilho em 17/05/2025 08:59:50🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c)
A alternativa correta é a letra c), que afirma que, de forma planejada e orientada pelo professor, ao manipular, cortar, seriar e posicionar objetos em suas brincadeiras, a criança está desenvolvendo estruturas abstratas como os esquemas de seriação e classificação. Esta abordagem está alinhada com a teoria construtivista de aprendizagem, que sugere que as crianças constroem conhecimento ativamente, especialmente através de atividades práticas que envolvem manipulação de objetos e experimentação. Essas atividades ajudam a desenvolver habilidades de pensamento matemático, como classificação e seriação, que são fundamentais para a compreensão de conceitos matemáticos mais complexos posteriormente.
As outras alternativas não refletem completamente os princípios modernos de ensino da matemática na educação infantil:
a) Embora seja verdade que o concreto muitas vezes precede o abstrato, essa afirmação é muito simplista e não abrange a complexidade do processo de aprendizagem matemática.
b) A manipulação livre de peças e regras em jogos pode não necessariamente levar ao aprendizado de operações de classificação e seriação sem uma orientação ou contexto específico.
d) A aprendizagem da matemática através da repetição e memorização e por meio de uma sequência linear de conteúdos é uma abordagem mais tradicional e menos favorecida nas teorias modernas de aprendizagem matemática.
e) Desenvolver atividades com agrupamentos em diferentes bases de contagem pode ser muito benéfico na pré-escola, pois introduz conceitos fundamentais de número e contagem de maneiras variadas e enriquecedoras.
A alternativa correta é a letra c), que afirma que, de forma planejada e orientada pelo professor, ao manipular, cortar, seriar e posicionar objetos em suas brincadeiras, a criança está desenvolvendo estruturas abstratas como os esquemas de seriação e classificação. Esta abordagem está alinhada com a teoria construtivista de aprendizagem, que sugere que as crianças constroem conhecimento ativamente, especialmente através de atividades práticas que envolvem manipulação de objetos e experimentação. Essas atividades ajudam a desenvolver habilidades de pensamento matemático, como classificação e seriação, que são fundamentais para a compreensão de conceitos matemáticos mais complexos posteriormente.
As outras alternativas não refletem completamente os princípios modernos de ensino da matemática na educação infantil:
a) Embora seja verdade que o concreto muitas vezes precede o abstrato, essa afirmação é muito simplista e não abrange a complexidade do processo de aprendizagem matemática.
b) A manipulação livre de peças e regras em jogos pode não necessariamente levar ao aprendizado de operações de classificação e seriação sem uma orientação ou contexto específico.
d) A aprendizagem da matemática através da repetição e memorização e por meio de uma sequência linear de conteúdos é uma abordagem mais tradicional e menos favorecida nas teorias modernas de aprendizagem matemática.
e) Desenvolver atividades com agrupamentos em diferentes bases de contagem pode ser muito benéfico na pré-escola, pois introduz conceitos fundamentais de número e contagem de maneiras variadas e enriquecedoras.