Questões Pedagogia Processo de Ensino Aprendizagem

A tecnologia informática tem-se tornado presente no quotidiano das escolas e no dese...

Responda: A tecnologia informática tem-se tornado presente no quotidiano das escolas e no desenvolvimento do processo ensino–aprendizagem. Diversos estudiosos constataram que a inserção desta tecnologia c...


1Q322266 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

A tecnologia informática tem-se tornado presente no quotidiano das escolas e no desenvolvimento do processo ensino–aprendizagem. Diversos estudiosos constataram que a inserção desta tecnologia contribui para a expansão das formas habituais de utilização de recursos materiais no trabalho dos professores em sala de aula. De todos os tópicos presentes no currículo da Matemática Básica, a geometria é o que tem experimentado as maiores e mais profundas transformações da tecnologia informática. O termo Geometria Dinâmica tem sido comumente usado para designar softwares geométricos, utilizando programas interativos que permitem a criação e a manipulação de figuras geométricas a partir de suas propriedades. Atente para o que se afirma a seguir sobre aspectos da tecnologia informática, com especial atenção na geometria dinâmica.

I. A geometria dinâmica deve ser vista como referência para uma nova geometria.

II. O manuseio dos softwares da geometria dinâmica pode ser usado para instigar os alunos a explicar o porquê da verdade de certas conjecturas, de forma intuitiva, tornando desnecessárias as demonstrações formais.

III. A integração de métodos visuais com métodos geométricos formais, comuns nos programas de geometria dinâmica, contribui para a construção e domínio do conhecimento geométrico pelo aluno.

IV. As potencialidades dos softwares de geometria dinâmica são algumas das mais importantes características, contribuindo para o enriquecimento do processo ensinoaprendizagem da geometria, bem como com a valorização do conhecimento matemático e sua construção.

Assinale a opção que corresponde ao número de afirmações, dentre as quatro apresentadas acima, apropriadas e adequadas no contexto do uso de tecnologias informáticas no processo de ensino aprendizagem, como aqui focalizado.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)

A questão aborda o uso da tecnologia informática, especificamente a geometria dinâmica, no processo de ensino-aprendizagem. Vamos analisar cada afirmação:

I. A afirmação de que a geometria dinâmica deve ser vista como uma nova geometria é um pouco exagerada. Embora a tecnologia traga novas possibilidades, ela não substitui completamente os conceitos tradicionais de geometria, mas sim os complementa e expande.

II. A afirmação de que o manuseio dos softwares de geometria dinâmica torna desnecessárias as demonstrações formais é incorreta. A tecnologia pode ajudar a visualizar e formular conjecturas, mas as demonstrações formais continuam sendo uma parte essencial do estudo matemático para validar essas conjecturas.

III. Esta afirmação é correta. A integração de métodos visuais com métodos formais em softwares de geometria dinâmica realmente ajuda na construção e no domínio do conhecimento geométrico, proporcionando uma aprendizagem mais rica e profunda.

IV. Também correta, esta afirmação destaca as potencialidades dos softwares de geometria dinâmica no enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem, valorizando o conhecimento matemático e sua construção.

Portanto, das quatro afirmações, duas (III e IV) são apropriadas e adequadas no contexto descrito, justificando a escolha da alternativa 'c'.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.