Questões Pedagogia Processo de Ensino Aprendizagem
A tecnologia informática tem-se tornado presente no quotidiano das escolas e no dese...
Responda: A tecnologia informática tem-se tornado presente no quotidiano das escolas e no desenvolvimento do processo ensino–aprendizagem. Diversos estudiosos constataram que a inserção desta tecnologia c...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)
A questão aborda o uso da tecnologia informática, especificamente a geometria dinâmica, no processo de ensino-aprendizagem. Vamos analisar cada afirmação:
I. A afirmação de que a geometria dinâmica deve ser vista como uma nova geometria é um pouco exagerada. Embora a tecnologia traga novas possibilidades, ela não substitui completamente os conceitos tradicionais de geometria, mas sim os complementa e expande.
II. A afirmação de que o manuseio dos softwares de geometria dinâmica torna desnecessárias as demonstrações formais é incorreta. A tecnologia pode ajudar a visualizar e formular conjecturas, mas as demonstrações formais continuam sendo uma parte essencial do estudo matemático para validar essas conjecturas.
III. Esta afirmação é correta. A integração de métodos visuais com métodos formais em softwares de geometria dinâmica realmente ajuda na construção e no domínio do conhecimento geométrico, proporcionando uma aprendizagem mais rica e profunda.
IV. Também correta, esta afirmação destaca as potencialidades dos softwares de geometria dinâmica no enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem, valorizando o conhecimento matemático e sua construção.
Portanto, das quatro afirmações, duas (III e IV) são apropriadas e adequadas no contexto descrito, justificando a escolha da alternativa 'c'.
A questão aborda o uso da tecnologia informática, especificamente a geometria dinâmica, no processo de ensino-aprendizagem. Vamos analisar cada afirmação:
I. A afirmação de que a geometria dinâmica deve ser vista como uma nova geometria é um pouco exagerada. Embora a tecnologia traga novas possibilidades, ela não substitui completamente os conceitos tradicionais de geometria, mas sim os complementa e expande.
II. A afirmação de que o manuseio dos softwares de geometria dinâmica torna desnecessárias as demonstrações formais é incorreta. A tecnologia pode ajudar a visualizar e formular conjecturas, mas as demonstrações formais continuam sendo uma parte essencial do estudo matemático para validar essas conjecturas.
III. Esta afirmação é correta. A integração de métodos visuais com métodos formais em softwares de geometria dinâmica realmente ajuda na construção e no domínio do conhecimento geométrico, proporcionando uma aprendizagem mais rica e profunda.
IV. Também correta, esta afirmação destaca as potencialidades dos softwares de geometria dinâmica no enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem, valorizando o conhecimento matemático e sua construção.
Portanto, das quatro afirmações, duas (III e IV) são apropriadas e adequadas no contexto descrito, justificando a escolha da alternativa 'c'.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários