Com relação às características e funções do planejamento de ensino, assinale a opção...
Responda: Com relação às características e funções do planejamento de ensino, assinale a opção correta.
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) O exercício de planejar se traduz como uma antecipação da prática, permitindo aos profissionais da escola prever ações que possam levar aos resultados almejados.
O planejamento de ensino é uma atividade que envolve a previsão e organização antecipada das ações pedagógicas. Isso significa que o professor ou educador pensa previamente nas estratégias, conteúdos, métodos e recursos que serão utilizados para alcançar os objetivos educacionais.
A alternativa a) está correta porque destaca essa característica fundamental do planejamento: a antecipação da prática para alcançar resultados desejados. Planejar é justamente pensar antes de agir, para que as ações sejam mais eficazes e direcionadas.
As outras alternativas apresentam incorreções. Por exemplo, a alternativa b) reduz o planejamento a um simples resumo, o que é insuficiente, pois o planejamento é mais amplo e detalhado.
A alternativa c) está errada porque a avaliação faz parte integrante do planejamento da disciplina, sendo fundamental para verificar se os objetivos estão sendo alcançados.
A alternativa d) confunde o planejamento de ensino com funções administrativas gerais, como organizar, dirigir e controlar, que são mais associadas à gestão escolar.
Por fim, a alternativa e) é vaga e não expressa claramente a função do planejamento de ensino, que é mais do que apenas dispor elementos; envolve a previsão e organização sistemática para atingir objetivos educacionais.
O planejamento de ensino é uma atividade que envolve a previsão e organização antecipada das ações pedagógicas. Isso significa que o professor ou educador pensa previamente nas estratégias, conteúdos, métodos e recursos que serão utilizados para alcançar os objetivos educacionais.
A alternativa a) está correta porque destaca essa característica fundamental do planejamento: a antecipação da prática para alcançar resultados desejados. Planejar é justamente pensar antes de agir, para que as ações sejam mais eficazes e direcionadas.
As outras alternativas apresentam incorreções. Por exemplo, a alternativa b) reduz o planejamento a um simples resumo, o que é insuficiente, pois o planejamento é mais amplo e detalhado.
A alternativa c) está errada porque a avaliação faz parte integrante do planejamento da disciplina, sendo fundamental para verificar se os objetivos estão sendo alcançados.
A alternativa d) confunde o planejamento de ensino com funções administrativas gerais, como organizar, dirigir e controlar, que são mais associadas à gestão escolar.
Por fim, a alternativa e) é vaga e não expressa claramente a função do planejamento de ensino, que é mais do que apenas dispor elementos; envolve a previsão e organização sistemática para atingir objetivos educacionais.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários