Questões Pedagogia Educação Especial Inclusiva
A equipe pedagógica de uma escola inclusiva organizou uma roda de conversas com os p...
Responda: A equipe pedagógica de uma escola inclusiva organizou uma roda de conversas com os professores para discutir a implantação de um ambiente educacional bilíngue para os alunos com deficiência audi...
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Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)
O ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) exige uma organização metodológica e didática especializada. Isso porque a LIBRAS é a língua natural da comunidade surda no Brasil e possui sua própria estrutura gramatical e sintática. Portanto, para garantir o aprendizado efetivo da LIBRAS, é fundamental que haja profissionais capacitados e uma abordagem pedagógica específica para o ensino dessa língua.
Além disso, é importante ressaltar que a educação bilíngue para surdos não se resume apenas ao ensino da LIBRAS, mas também inclui o ensino da língua portuguesa como segunda língua, utilizando recursos visuais e materiais adaptados para facilitar a aprendizagem dos alunos surdos. Portanto, as opções "a) Nas aulas, o uso de recursos visuais para a aprendizagem do português como segunda língua pelos surdos deverá ser evitado" e "b) O acervo textual em língua portuguesa deve ser reduzido ao mínimo possível na educação dos surdos" estão incorretas.
Por fim, a opção "d) É opcional à escola ofertar o ensino da LIBRAS, uma vez que a língua oficial do Brasil é o português" está incorreta, pois a oferta do ensino da LIBRAS é obrigatória nas escolas, de acordo com a Lei nº 10.436/2002, que reconhece a LIBRAS como meio legal de comunicação e expressão no Brasil.
O ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) exige uma organização metodológica e didática especializada. Isso porque a LIBRAS é a língua natural da comunidade surda no Brasil e possui sua própria estrutura gramatical e sintática. Portanto, para garantir o aprendizado efetivo da LIBRAS, é fundamental que haja profissionais capacitados e uma abordagem pedagógica específica para o ensino dessa língua.
Além disso, é importante ressaltar que a educação bilíngue para surdos não se resume apenas ao ensino da LIBRAS, mas também inclui o ensino da língua portuguesa como segunda língua, utilizando recursos visuais e materiais adaptados para facilitar a aprendizagem dos alunos surdos. Portanto, as opções "a) Nas aulas, o uso de recursos visuais para a aprendizagem do português como segunda língua pelos surdos deverá ser evitado" e "b) O acervo textual em língua portuguesa deve ser reduzido ao mínimo possível na educação dos surdos" estão incorretas.
Por fim, a opção "d) É opcional à escola ofertar o ensino da LIBRAS, uma vez que a língua oficial do Brasil é o português" está incorreta, pois a oferta do ensino da LIBRAS é obrigatória nas escolas, de acordo com a Lei nº 10.436/2002, que reconhece a LIBRAS como meio legal de comunicação e expressão no Brasil.
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