Questões Pedagogia

"Projetos de pesquisa realizados com professores acabaram por mostrar que a formação...

Responda: "Projetos de pesquisa realizados com professores acabaram por mostrar que a formação continuada... de fato não tem permitido avanços no que diz respeito a mudanças significativas".(Kuenzer, 2002...


1Q322563 | Pedagogia, Supervisor Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

"Projetos de pesquisa realizados com professores acabaram por mostrar que a formação continuada... de fato não tem permitido avanços no que diz respeito a mudanças significativas".(Kuenzer, 2002). Podemos dizer que, dentre as razões que têm levado as propostas atuais de formação continuada, implementadas por diferentes sistemas de ensino, a serem insuficientes para uma mudança significativa no trabalho escolar, estão:

 I - a taylorização da formação, ou seja, a formação dividida por temas e/ou disciplinas, agrupando professores por especialidades.

 II - a fragmentação entre teoria e prática, em encontros organizados por temáticas ou que se utilizam de textos desvinculados das práticas cotidianas.

III - a falta de compromisso dos professores para com sua própria formação.

IV - a descontinuidade das ações que têm sido postas em prática.

V - a atitude normativa e prescritiva com relação aos professores.

Estão corretas as afirmações:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

Vamos analisar as afirmações:

I - A taylorização da formação, ou seja, dividir a formação por temas e especialidades, pode limitar a visão integrada do trabalho escolar, dificultando mudanças significativas. Isso é uma razão válida.

II - A fragmentação entre teoria e prática, com encontros que não dialogam com o cotidiano dos professores, também é um problema real que impede avanços.

III - A falta de compromisso dos professores com sua formação não é uma razão apontada nos estudos citados, pois geralmente o problema está mais relacionado às condições e formatos da formação do que à postura dos professores.

IV - A descontinuidade das ações é uma questão importante, mas curiosamente, essa alternativa não está incluída na resposta correta, o que indica que, segundo o texto, talvez não seja considerada uma das principais razões.

V - A atitude normativa e prescritiva, que impõe regras sem diálogo, é uma crítica comum às formações que não promovem mudanças reais.

Portanto, as afirmações I, II, IV e V são consideradas corretas, o que corresponde à alternativa a).
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.