São várias as abordagens que tem procurado explicar os processos pelos quais a crian...
Responda: São várias as abordagens que tem procurado explicar os processos pelos quais a criança se apropria da língua materna, diante de tal premissa, associe as lacunas que seguem: 1. Inatista. ...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)
Vamos analisar cada afirmação e associar com as teorias:
( ) A linguagem constitui-se enquanto conjunto de comportamentos verbais, cuja aquisição depende do condicionamento operante, de cadeias de respostas e reforços, etc.
Isso está ligado ao comportamentalismo, que vê a linguagem como comportamento aprendido por meio de estímulos e reforços. Então, é o item 2.
( ) A aquisição da linguagem é resultado de um processo interindividual dependente do esquema de interação da criança com o adulto interlocutor, desde o período pré-linguístico.
Aqui a ênfase é na interação social, que é a base do sociointeracionismo. Então, é o item 4.
( ) O conhecimento lingüístico, brota e adapta-se às diversas línguas e dialetos do mundo, aos quais a criança é exposta, independentemente de estímulo, treinamento, imitação ou história de vida.
Essa ideia é típica do inatismo, que defende que a capacidade para a linguagem é inata, um conhecimento pré-existente. Então, é o item 1.
( ) O desenvolvimento da linguagem encontra-se condicionado ao desenvolvimento da inteligência, mais propriamente, à superação da inteligência sensório-motora.
Essa visão está ligada ao cognitivismo, que relaciona a linguagem ao desenvolvimento cognitivo da criança. Então, é o item 3.
Portanto, a sequência correta é: 2 – 4 – 1 – 3, que corresponde à alternativa b).
Vamos analisar cada afirmação e associar com as teorias:
( ) A linguagem constitui-se enquanto conjunto de comportamentos verbais, cuja aquisição depende do condicionamento operante, de cadeias de respostas e reforços, etc.
Isso está ligado ao comportamentalismo, que vê a linguagem como comportamento aprendido por meio de estímulos e reforços. Então, é o item 2.
( ) A aquisição da linguagem é resultado de um processo interindividual dependente do esquema de interação da criança com o adulto interlocutor, desde o período pré-linguístico.
Aqui a ênfase é na interação social, que é a base do sociointeracionismo. Então, é o item 4.
( ) O conhecimento lingüístico, brota e adapta-se às diversas línguas e dialetos do mundo, aos quais a criança é exposta, independentemente de estímulo, treinamento, imitação ou história de vida.
Essa ideia é típica do inatismo, que defende que a capacidade para a linguagem é inata, um conhecimento pré-existente. Então, é o item 1.
( ) O desenvolvimento da linguagem encontra-se condicionado ao desenvolvimento da inteligência, mais propriamente, à superação da inteligência sensório-motora.
Essa visão está ligada ao cognitivismo, que relaciona a linguagem ao desenvolvimento cognitivo da criança. Então, é o item 3.
Portanto, a sequência correta é: 2 – 4 – 1 – 3, que corresponde à alternativa b).
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários