Madalena acaba de assumir a direção de uma escola de ensino fundamental no interior de São Paulo. Ao iniciar suas atividades, percebe que a escola ainda não tem uma proposta pedagógica estruturada de acordo com a política educacional do Estado. Para auxiliar sua equipe na adequação da proposta pedagógica da escola, além de considerar dados relativos ao perfil sociocultural e econômico dos alunos, Madalena deverá utilizar, principalmente,
✂️ a) a matriz de avaliação do Saresp, propondo uma discussão coletiva com o grupo de professores e elaborando a proposta pedagógica para a avaliação escola. ✂️ b) a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, propondo uma discussão com a equipe escolar e a construção de planos anuais por disciplina. ✂️ c) os materiais do Programa Ler e Escrever, propondo uma discussão com o grupo de professores e a elaboração de plano que contemple o trabalho com leitura e escrita em todas as áreas. ✂️ d) as Diretrizes Nacionais para o Ensino Fundamental, elaborando junto ao professor coordenador a proposta pedagógica, para apresentação à equipe, para validação. ✂️ e) os Parâmetros Curriculares Nacionais, elaborando individualmente o documento e apresentando-o para a equipe.