Questões Pedagogia Planejamento de Ensino
Muito freqüentemente os professores ensinam as crianças a contar, ler e escrever num...
Responda: Muito freqüentemente os professores ensinam as crianças a contar, ler e escrever numerais, por acreditarem que, assim, estão ensinando conceitos numéricos. A esse respeito, assinale a opção corr...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d) A alternativa d está correta porque enfatiza a importância do pensamento espontâneo da criança para a construção do conceito de número. A aprendizagem dos conceitos numéricos não deve ser apenas uma transmissão mecânica de informações, como contar, ler e escrever numerais, mas sim um processo ativo em que a criança constrói sua compreensão a partir de suas próprias experiências e interações.
A alternativa a está incorreta porque subestima a capacidade da criança de construir a estrutura mental do número, mesmo que seja um conceito abstrato. A aprendizagem deve ir além da simples memorização de numerais.
A alternativa b está errada ao afirmar que os conceitos numéricos não são universais. Embora possam ser influenciados pela cultura, os conceitos básicos de número têm um caráter universal, pois estão relacionados a quantidades e relações matemáticas fundamentais.
A alternativa c apresenta uma visão muito centrada no professor e na abstração, sem considerar o papel ativo da criança na construção do conhecimento. A aprendizagem significativa ocorre quando a criança é protagonista do seu processo.
Portanto, a alternativa d é a que melhor reflete as teorias contemporâneas de ensino da matemática na infância, valorizando o pensamento espontâneo e a construção ativa do conhecimento numérico pela criança.
A alternativa a está incorreta porque subestima a capacidade da criança de construir a estrutura mental do número, mesmo que seja um conceito abstrato. A aprendizagem deve ir além da simples memorização de numerais.
A alternativa b está errada ao afirmar que os conceitos numéricos não são universais. Embora possam ser influenciados pela cultura, os conceitos básicos de número têm um caráter universal, pois estão relacionados a quantidades e relações matemáticas fundamentais.
A alternativa c apresenta uma visão muito centrada no professor e na abstração, sem considerar o papel ativo da criança na construção do conhecimento. A aprendizagem significativa ocorre quando a criança é protagonista do seu processo.
Portanto, a alternativa d é a que melhor reflete as teorias contemporâneas de ensino da matemática na infância, valorizando o pensamento espontâneo e a construção ativa do conhecimento numérico pela criança.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários