A mudança conceitual da educação infantil acha-se claramente expressa na LDB, Lei nº...
Responda: A mudança conceitual da educação infantil acha-se claramente expressa na LDB, Lei nº 9.394/96, que a reconhece, implicitamente, como I. etapa específica da formação humana com base na id...
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Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: e)
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/96, reconhece a educação infantil como uma etapa específica da formação humana, fundamentada na ideia de que a educação é um processo contínuo que começa desde o nascimento da criança. Isso está claramente expresso no artigo 29 da LDB.
A alternativa I está correta porque reflete essa concepção moderna da educação infantil, que não é apenas uma preparação para o ensino fundamental, mas uma etapa fundamental para o desenvolvimento integral da criança.
A alternativa II está incorreta porque a LDB não define a educação infantil como uma etapa para suprir deficiências, especialmente ligadas a classes sociais. Essa visão seria reducionista e não condiz com o princípio da universalidade e da igualdade de oportunidades na educação.
A alternativa III também está incorreta, pois a educação infantil não é apenas uma etapa preparatória para o ensino fundamental, mas sim uma fase autônoma e importante do processo educativo.
Portanto, apenas a alternativa I está correta, confirmando o gabarito oficial e a resposta mais comentada pelos usuários.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/96, reconhece a educação infantil como uma etapa específica da formação humana, fundamentada na ideia de que a educação é um processo contínuo que começa desde o nascimento da criança. Isso está claramente expresso no artigo 29 da LDB.
A alternativa I está correta porque reflete essa concepção moderna da educação infantil, que não é apenas uma preparação para o ensino fundamental, mas uma etapa fundamental para o desenvolvimento integral da criança.
A alternativa II está incorreta porque a LDB não define a educação infantil como uma etapa para suprir deficiências, especialmente ligadas a classes sociais. Essa visão seria reducionista e não condiz com o princípio da universalidade e da igualdade de oportunidades na educação.
A alternativa III também está incorreta, pois a educação infantil não é apenas uma etapa preparatória para o ensino fundamental, mas sim uma fase autônoma e importante do processo educativo.
Portanto, apenas a alternativa I está correta, confirmando o gabarito oficial e a resposta mais comentada pelos usuários.
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