Questões Pedagogia Fundamentos da Educação

A avaliação institucional realizada em uma escola evidenciou a necessidade de qualif...

Responda: A avaliação institucional realizada em uma escola evidenciou a necessidade de qualificação profissional, tanto pedagógica quanto acadêmica. Um trabalho de formação continuada com professores que...


Q322851 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

A avaliação institucional realizada em uma escola evidenciou a necessidade de qualificação profissional, tanto pedagógica quanto acadêmica. Um trabalho de formação continuada com professores que tenha a intenção de desenvolver competências no enfoque pedagógico e escolar deverá

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)

O trabalho de formação continuada com professores, com o objetivo de desenvolver competências no enfoque pedagógico e escolar, deve ser pautado em uma perspectiva reflexiva, crítica e sociocrítica. Isso significa que o desenvolvimento profissional dos professores deve ser redimensionado, promovendo processos reflexivos, pesquisa-ação e uma visão crítica da realidade escolar.

A perspectiva sociocrítica busca uma formação que vá além do técnico e do funcional, buscando compreender e transformar a realidade escolar, levando em consideração as relações de poder, as desigualdades sociais e a construção de uma educação mais justa e igualitária.

Portanto, a alternativa correta é a letra c), que destaca a importância de um desenvolvimento profissional dos professores pautado na reflexão, na pesquisa-ação e na perspectiva sociocrítica.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)

O trabalho de formação continuada com professores, com o objetivo de desenvolver competências no enfoque pedagógico e escolar, deve ser pautado em processos reflexivos, na pesquisa-ação e na perspectiva sociocrítica. Isso significa que os professores devem ser estimulados a refletir sobre sua prática, a realizar pesquisas e a agir de forma crítica e transformadora em relação ao contexto educacional.

A perspectiva sociocrítica envolve a compreensão da educação como um fenômeno social e cultural, levando em consideração as relações de poder, as desigualdades e a diversidade presentes na sociedade. Dessa forma, a formação continuada deve ir além do aspecto técnico e funcionalista, buscando promover uma visão mais ampla e crítica da prática pedagógica.

Essa abordagem contribui para a construção de um ambiente escolar mais democrático, participativo e comprometido com a qualidade do ensino e da aprendizagem.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.