Questões Pedagogia Projeto Político Pedagógico
Pode-se considerar a última atividade da elaboração do Projeto Político Pedagógico a co...
Responda: Pode-se considerar a última atividade da elaboração do Projeto Político Pedagógico a construção de um plano de ações, ou seja, de um conjunto de propostas que se desdobram em ações voltadas a provo...
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Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: e) O plano de ação dentro do Projeto Político Pedagógico (PPP) deve ser abrangente e detalhado, contemplando não apenas ações concretas, mas também orientações para ação, determinações gerais e atividades permanentes. Isso porque o PPP é um documento que orienta toda a prática escolar, buscando mudanças significativas na realidade da escola.
A alternativa e) destaca que o plano de ação deve definir prioridades, tipos de ações necessárias, distribuição temporal das ações (curto, médio e longo prazo) e a indicação dos responsáveis. Essa visão é coerente com a função do PPP, que é planejar e organizar as ações pedagógicas e administrativas de forma integrada e dinâmica.
As outras alternativas apresentam visões parciais ou incorretas. Por exemplo, a alternativa a) limita o plano apenas a ações concretas de curto prazo, o que é insuficiente. A alternativa b) restringe o plano a orientações para ação, sem propostas concretas, o que não atende à necessidade de operacionalização do PPP. A alternativa c) reduz o plano a diretrizes e rotinas, o que é muito limitado. Já a alternativa d) defende um planejamento rígido e tecnicista, sem espaço para ajustes, o que contraria a natureza flexível e dinâmica do planejamento escolar.
Portanto, a alternativa e) é a que melhor representa a função e o conteúdo do plano de ação no contexto do PPP, alinhando teoria e prática, e garantindo a efetividade das mudanças propostas.
A alternativa e) destaca que o plano de ação deve definir prioridades, tipos de ações necessárias, distribuição temporal das ações (curto, médio e longo prazo) e a indicação dos responsáveis. Essa visão é coerente com a função do PPP, que é planejar e organizar as ações pedagógicas e administrativas de forma integrada e dinâmica.
As outras alternativas apresentam visões parciais ou incorretas. Por exemplo, a alternativa a) limita o plano apenas a ações concretas de curto prazo, o que é insuficiente. A alternativa b) restringe o plano a orientações para ação, sem propostas concretas, o que não atende à necessidade de operacionalização do PPP. A alternativa c) reduz o plano a diretrizes e rotinas, o que é muito limitado. Já a alternativa d) defende um planejamento rígido e tecnicista, sem espaço para ajustes, o que contraria a natureza flexível e dinâmica do planejamento escolar.
Portanto, a alternativa e) é a que melhor representa a função e o conteúdo do plano de ação no contexto do PPP, alinhando teoria e prática, e garantindo a efetividade das mudanças propostas.
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