A respeito do uso de aplicativos digitais para a aprendizagem matemática, assinale a...
Responda: A respeito do uso de aplicativos digitais para a aprendizagem matemática, assinale a opção correta.
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: e)
Vamos analisar as opções para entender por que a letra e) é a correta.
a) Diz que o aluno constrói hipóteses, mas que elas devem ser validadas pelo professor. Na verdade, o uso de softwares de geometria dinâmica permite que o próprio aluno explore, teste e valide hipóteses, desenvolvendo autonomia. O professor é importante, mas não necessariamente o validador exclusivo.
b) Afirma que é necessário usar outros mecanismos para validar as propriedades, já que os softwares só permitem testar em quantidade limitada de exemplos. Isso não é totalmente correto, pois os softwares de geometria dinâmica permitem uma exploração dinâmica e contínua, o que ajuda na validação mais ampla das propriedades.
c) Diz que apenas programas específicos, chamados softwares educativos, podem ser usados para a aprendizagem. Isso é falso, pois outros tipos de softwares, mesmo que não sejam especificamente educativos, podem ser úteis no ensino da matemática.
d) Afirma que a alta tecnologia dos softwares torna dispensável a intervenção do professor. Isso é um mito: o professor continua essencial para mediar, orientar e contextualizar o aprendizado.
e) Essa opção está correta porque os softwares de geometria dinâmica facilitam a construção e manipulação dos objetos geométricos, o que ajuda o aluno a perceber e analisar suas propriedades de forma mais clara e interativa.
Portanto, a alternativa e) é a que melhor representa o uso dos aplicativos digitais na aprendizagem da matemática.
Vamos analisar as opções para entender por que a letra e) é a correta.
a) Diz que o aluno constrói hipóteses, mas que elas devem ser validadas pelo professor. Na verdade, o uso de softwares de geometria dinâmica permite que o próprio aluno explore, teste e valide hipóteses, desenvolvendo autonomia. O professor é importante, mas não necessariamente o validador exclusivo.
b) Afirma que é necessário usar outros mecanismos para validar as propriedades, já que os softwares só permitem testar em quantidade limitada de exemplos. Isso não é totalmente correto, pois os softwares de geometria dinâmica permitem uma exploração dinâmica e contínua, o que ajuda na validação mais ampla das propriedades.
c) Diz que apenas programas específicos, chamados softwares educativos, podem ser usados para a aprendizagem. Isso é falso, pois outros tipos de softwares, mesmo que não sejam especificamente educativos, podem ser úteis no ensino da matemática.
d) Afirma que a alta tecnologia dos softwares torna dispensável a intervenção do professor. Isso é um mito: o professor continua essencial para mediar, orientar e contextualizar o aprendizado.
e) Essa opção está correta porque os softwares de geometria dinâmica facilitam a construção e manipulação dos objetos geométricos, o que ajuda o aluno a perceber e analisar suas propriedades de forma mais clara e interativa.
Portanto, a alternativa e) é a que melhor representa o uso dos aplicativos digitais na aprendizagem da matemática.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários