Questões Pedagogia Teorias do Ensino e da Aprendizagem

No cotidiano escolar, a intervenção na zona de desenvolvimento proximal dos alunos é...

Responda: No cotidiano escolar, a intervenção na zona de desenvolvimento proximal dos alunos é de responsabilidade do professor. Essa concepção de interação professor-aluno está relacionada à teoria da ap...


1Q323370 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

No cotidiano escolar, a intervenção na zona de desenvolvimento proximal dos alunos é de responsabilidade do professor. Essa concepção de interação professor-aluno está relacionada à teoria da aprendizagem defendida por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

A ideia de "zona de desenvolvimento proximal" é um conceito central na teoria de aprendizagem de Lev Vygotsky. Essa zona representa a distância entre o que o aluno já consegue fazer sozinho e o que ele pode fazer com ajuda, geralmente do professor ou de colegas mais experientes. Portanto, a intervenção do professor para ajudar o aluno a avançar nessa zona é uma característica da abordagem de Vygotsky. As outras alternativas, como Piaget, Freud e Skinner, têm teorias diferentes sobre aprendizagem e desenvolvimento, mas não focam especificamente nessa ideia de zona de desenvolvimento proximal.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.