Questões Pedagogia Teorias do Ensino e da Aprendizagem
No cotidiano escolar, a intervenção na zona de desenvolvimento proximal dos alunos é...
Responda: No cotidiano escolar, a intervenção na zona de desenvolvimento proximal dos alunos é de responsabilidade do professor. Essa concepção de interação professor-aluno está relacionada à teoria da ap...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)
A ideia de "zona de desenvolvimento proximal" é um conceito central na teoria de aprendizagem de Lev Vygotsky. Essa zona representa a distância entre o que o aluno já consegue fazer sozinho e o que ele pode fazer com ajuda, geralmente do professor ou de colegas mais experientes. Portanto, a intervenção do professor para ajudar o aluno a avançar nessa zona é uma característica da abordagem de Vygotsky. As outras alternativas, como Piaget, Freud e Skinner, têm teorias diferentes sobre aprendizagem e desenvolvimento, mas não focam especificamente nessa ideia de zona de desenvolvimento proximal.
A ideia de "zona de desenvolvimento proximal" é um conceito central na teoria de aprendizagem de Lev Vygotsky. Essa zona representa a distância entre o que o aluno já consegue fazer sozinho e o que ele pode fazer com ajuda, geralmente do professor ou de colegas mais experientes. Portanto, a intervenção do professor para ajudar o aluno a avançar nessa zona é uma característica da abordagem de Vygotsky. As outras alternativas, como Piaget, Freud e Skinner, têm teorias diferentes sobre aprendizagem e desenvolvimento, mas não focam especificamente nessa ideia de zona de desenvolvimento proximal.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários