Questões Pedagogia Planejamento de Ensino

Ao romper com a visão classificatória da avaliação, que privilegia o consolidado, ou...

Responda: Ao romper com a visão classificatória da avaliação, que privilegia o consolidado, ou seja, a comparação de uma resposta dada com um padrão certo ou admissível, assumindo-a como parte do processo...


1Q323526 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Ao romper com a visão classificatória da avaliação, que privilegia o consolidado, ou seja, a comparação de uma resposta dada com um padrão certo ou admissível, assumindo-a como parte do processo de construção do conhecimento, é fator determinante considerar o “erro” do aluno como indicador:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

Ao romper com a visão classificatória da avaliação, que foca apenas no resultado final e comparação com um padrão pré-estabelecido, passamos a considerar o erro como parte do processo de aprendizagem. Nesse sentido, o erro do aluno passa a ser visto como um indicador de aprendizagens potenciais, ou seja, aquilo que ele ainda não dominou, mas que pode vir a compreender e aprender no futuro.

Essa abordagem valoriza o erro como uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento, estimulando o aluno a refletir sobre seus equívocos, corrigi-los e avançar no seu processo de construção do conhecimento. Dessa forma, o erro deixa de ser encarado como algo negativo e passa a ser visto como um caminho para a evolução e aquisição de novas habilidades e competências.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.