O planejamento eficaz da ação pedagógica na instituição educacional possibilita a realização de funções educativas, que resultam na produção e circulação de conhecimento.
Nesse contexto, o pedagogo precisa ter competência para
✂️ a) definir, com a gestão institucional, a missão, os compromissos e as metas durante a construção dos Projetos Pedagógicos de Curso - PPC, tendo como referência as necessidades internas, independente da legislação vigente. ✂️ b) participar na elaboração da proposta pedagógica institucional, definindo as linhas norteadoras do currículo, princípios metodológicos, procedimentos didáticos, estratégias de formação continuada para docentes, concepções de avaliação, entre outros. ✂️ c) desenvolver um currículo escolar que organize e possibilite a produção do conhecimento numa perspectiva de formação voltada à cidadania com a participação de todos os representantes da comunidade acadêmica e das instituições municipais, como secretarias e câmara de vereadores. ✂️ d) favorecer a formação continuada dos professores e contribuir sempre com a liberação de todos os interessados para a participação em congressos, seminários, simpósios e pós-graduação da área de interesse da instituição. ✂️ e) contribuir com a contextualização e articulação das várias áreas do conhecimento, tendo o professor e o ensino como foco principal das ações, buscando a construção individual de competências e habilidades acadêmicas dos profissionais envolvidos.