Questões Pedagogia Currículo e Construção do Conhecimento

Um debate que se instaurou recentemente no contexto educacional foi o que identifica...

Responda: Um debate que se instaurou recentemente no contexto educacional foi o que identificava uma oposição entre competências e conteúdos curriculares. As Diretrizes para a Implementação do Ensino Médi...


1Q323622 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

Um debate que se instaurou recentemente no contexto educacional foi o que identificava uma oposição entre competências e conteúdos curriculares. As Diretrizes para a Implementação do Ensino Médio no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo (Indicação CEE nº 9/2000) oferece uma forte contribuição a esse debate, ao esclarecer que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

As Diretrizes para a Implementação do Ensino Médio no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo (Indicação CEE nº 9/2000) esclarecem que competências sem conteúdo caracterizam um esvaziamento da escola e que conteúdos que não se traduzam em competências são efêmeros.

Isso significa que, de acordo com essas diretrizes, é fundamental que haja um equilíbrio entre o desenvolvimento de competências e a transmissão de conteúdos curriculares. Os conteúdos são essenciais para fornecer a base de conhecimento necessária, enquanto as competências garantem que esse conhecimento seja aplicado de forma significativa e contextualizada. Portanto, ambos são importantes e complementares no processo educacional.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.