Questões Pedagogia Currículo e Construção do Conhecimento
Um debate que se instaurou recentemente no contexto educacional foi o que identifica...
Responda: Um debate que se instaurou recentemente no contexto educacional foi o que identificava uma oposição entre competências e conteúdos curriculares. As Diretrizes para a Implementação do Ensino Médi...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)
As Diretrizes para a Implementação do Ensino Médio no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo (Indicação CEE nº 9/2000) esclarecem que competências sem conteúdo caracterizam um esvaziamento da escola e que conteúdos que não se traduzam em competências são efêmeros.
Isso significa que, de acordo com essas diretrizes, é fundamental que haja um equilíbrio entre o desenvolvimento de competências e a transmissão de conteúdos curriculares. Os conteúdos são essenciais para fornecer a base de conhecimento necessária, enquanto as competências garantem que esse conhecimento seja aplicado de forma significativa e contextualizada. Portanto, ambos são importantes e complementares no processo educacional.
As Diretrizes para a Implementação do Ensino Médio no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo (Indicação CEE nº 9/2000) esclarecem que competências sem conteúdo caracterizam um esvaziamento da escola e que conteúdos que não se traduzam em competências são efêmeros.
Isso significa que, de acordo com essas diretrizes, é fundamental que haja um equilíbrio entre o desenvolvimento de competências e a transmissão de conteúdos curriculares. Os conteúdos são essenciais para fornecer a base de conhecimento necessária, enquanto as competências garantem que esse conhecimento seja aplicado de forma significativa e contextualizada. Portanto, ambos são importantes e complementares no processo educacional.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários