Em relação aos jogos e às brincadeiras no desenvolvimento da imaginação e da criativ...
Responda: Em relação aos jogos e às brincadeiras no desenvolvimento da imaginação e da criatividade, analise as assertivas abaixo. I. Os jogos devem ser trabalhados partindo sempre da curiosidade dos ...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)
Vamos analisar cada uma das assertivas:
I. "Os jogos devem ser trabalhados partindo sempre da curiosidade dos alunos e deixando-os livres."
Essa ideia é interessante, pois a curiosidade é um motor importante para o aprendizado. No entanto, dizer que os alunos devem ser deixados totalmente livres pode não ser ideal, já que o professor precisa orientar para que o brincar tenha um propósito educativo.
II. "O brincar deve ser direcionado, seguindo uma linha de aprendizagem para o alcance de objetivos."
Aqui está o ponto-chave: o brincar, embora seja livre e criativo, deve ter uma mediação do professor para que contribua efetivamente para o desenvolvimento da criança, especialmente no contexto escolar.
III. "O brincar deve ser utilizado ao fim da aula, como uma maneira de distrair e descansar as crianças, uma vez que o conteúdo já foi exposto ao longo do dia."
Essa visão é limitada e um pouco equivocada. O brincar não é apenas um momento de descanso ou distração, mas uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional, podendo ser usado em diferentes momentos da aula.
Portanto, a única assertiva correta é a II, que reconhece a importância do brincar direcionado para o aprendizado.
Vamos analisar cada uma das assertivas:
I. "Os jogos devem ser trabalhados partindo sempre da curiosidade dos alunos e deixando-os livres."
Essa ideia é interessante, pois a curiosidade é um motor importante para o aprendizado. No entanto, dizer que os alunos devem ser deixados totalmente livres pode não ser ideal, já que o professor precisa orientar para que o brincar tenha um propósito educativo.
II. "O brincar deve ser direcionado, seguindo uma linha de aprendizagem para o alcance de objetivos."
Aqui está o ponto-chave: o brincar, embora seja livre e criativo, deve ter uma mediação do professor para que contribua efetivamente para o desenvolvimento da criança, especialmente no contexto escolar.
III. "O brincar deve ser utilizado ao fim da aula, como uma maneira de distrair e descansar as crianças, uma vez que o conteúdo já foi exposto ao longo do dia."
Essa visão é limitada e um pouco equivocada. O brincar não é apenas um momento de descanso ou distração, mas uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional, podendo ser usado em diferentes momentos da aula.
Portanto, a única assertiva correta é a II, que reconhece a importância do brincar direcionado para o aprendizado.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários