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A Educação Infantil viveu uma trajetória no Brasil, pois antes era vista como favor ou ...

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1Q323927 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Agente de Fiscalização, TCM SP, CETRO

A Educação Infantil viveu uma trajetória no Brasil, pois antes era vista como favor ou uma dádiva social e hoje, é vista como um direito e um dever do Estado. O ordenamento legal da Educação Infantil explicita a idéia de derrubar o caráter assistencialista de atendimento à faixa etária de zero a seis anos. O ato de educar a criança está inegavelmente integrado ao ato de cuidá-la e o atendimento passou a ter o caráter
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Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)
A Educação Infantil no Brasil passou por uma transformação importante, deixando de ser vista como mera assistência social para ser reconhecida como um direito da criança e um dever do Estado, conforme previsto na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996).

O atendimento na Educação Infantil não se limita apenas ao cuidado básico, como alimentação e higiene, mas tem um caráter educacional e socioeducativo, promovendo o desenvolvimento integral da criança. Isso significa que o espaço da Educação Infantil é um ambiente de formação, proteção e aprendizagem, e não apenas um local de guarda ou assistência.

A alternativa b) está correta porque reconhece que o atendimento passou a ter um caráter educacional e socioeducativo, integrando cuidado e educação, o que está em consonância com a legislação vigente e as diretrizes do Ministério da Educação.

As outras alternativas confundem ou reforçam o caráter assistencialista, que foi superado, ou fazem distinções equivocadas entre creches e jardins, o que não corresponde à concepção atual da Educação Infantil.

Portanto, a alternativa b) expressa corretamente a mudança de paradigma na Educação Infantil, que é um espaço de formação e proteção para as crianças pequenas, com um caráter educacional claro.
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