A concepção de ciclo objetiva um ensino que procura privilegiar o que é mais...
Responda: A concepção de ciclo objetiva um ensino que procura privilegiar o que é mais significativo em cada período de formação dos sujeitos. Considera como material escolar aqueles saberes e val...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)
Vamos analisar a questão: ela fala sobre a concepção de ciclo no ensino, que valoriza o que é mais significativo para cada etapa da formação dos alunos, considerando seus saberes, valores e experiências do dia a dia. O professor deve organizar seu trabalho respeitando essas características, valorizando o currículo formal e o social, as diferenças individuais, as experiências socioculturais e a participação dos alunos.
Agora, a alternativa c) diz que o professor deve identificar as aprendizagens prévias que são "obrigatoriamente" requisitos básicos para definir a sequência dos conteúdos. Essa palavra "obrigatoriamente" é o problema. Na concepção de ciclos, o ensino é mais flexível, respeitando as particularidades e o contexto dos alunos, não sendo rígido em relação a pré-requisitos fixos para avançar. Portanto, essa alternativa vai contra a ideia de um ensino que se adapta às necessidades e características dos alunos.
As outras alternativas estão alinhadas com a proposta de ciclos, valorizando vínculos entre currículo formal e social, atividades adequadas à faixa etária, diferenças individuais e experiências socioculturais.
Por isso, a resposta correta é a alternativa c), que apresenta uma orientação que não condiz com a concepção de ciclo descrita.
Vamos analisar a questão: ela fala sobre a concepção de ciclo no ensino, que valoriza o que é mais significativo para cada etapa da formação dos alunos, considerando seus saberes, valores e experiências do dia a dia. O professor deve organizar seu trabalho respeitando essas características, valorizando o currículo formal e o social, as diferenças individuais, as experiências socioculturais e a participação dos alunos.
Agora, a alternativa c) diz que o professor deve identificar as aprendizagens prévias que são "obrigatoriamente" requisitos básicos para definir a sequência dos conteúdos. Essa palavra "obrigatoriamente" é o problema. Na concepção de ciclos, o ensino é mais flexível, respeitando as particularidades e o contexto dos alunos, não sendo rígido em relação a pré-requisitos fixos para avançar. Portanto, essa alternativa vai contra a ideia de um ensino que se adapta às necessidades e características dos alunos.
As outras alternativas estão alinhadas com a proposta de ciclos, valorizando vínculos entre currículo formal e social, atividades adequadas à faixa etária, diferenças individuais e experiências socioculturais.
Por isso, a resposta correta é a alternativa c), que apresenta uma orientação que não condiz com a concepção de ciclo descrita.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários