Questões Pedagogia

A concepção de ciclo objetiva um ensino que procura privilegiar o que é mais...

Responda: A concepção de ciclo objetiva um ensino que procura privilegiar o que é mais significativo em cada período de formação dos sujeitos. Considera como material escolar aqueles saberes e val...


1Q324024 | Pedagogia, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Paulo Afonso BA, CONSULPLAN

A concepção de ciclo objetiva um ensino que procura privilegiar o que é mais significativo em cada período de formação dos sujeitos. Considera como material escolar aqueles saberes e valores que fazem parte do dia-a-dia de cada um. Preocupa-se com a formação da identidade social e, ainda, procura reconhecer o aluno naquilo que lhe é particular num processo contínuo de avaliação. Propostas de ciclos organizam-se de maneiras diferentes. Algumas delas apoiam-se nas fases de desenvolvimento da criança, do pré-adolescente e do adolescente. Num contexto como este, um Professor deve pautar a organização do seu trabalho nas seguintes coordenadas, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)

Vamos analisar a questão: ela fala sobre a concepção de ciclo no ensino, que valoriza o que é mais significativo para cada etapa da formação dos alunos, considerando seus saberes, valores e experiências do dia a dia. O professor deve organizar seu trabalho respeitando essas características, valorizando o currículo formal e o social, as diferenças individuais, as experiências socioculturais e a participação dos alunos.

Agora, a alternativa c) diz que o professor deve identificar as aprendizagens prévias que são "obrigatoriamente" requisitos básicos para definir a sequência dos conteúdos. Essa palavra "obrigatoriamente" é o problema. Na concepção de ciclos, o ensino é mais flexível, respeitando as particularidades e o contexto dos alunos, não sendo rígido em relação a pré-requisitos fixos para avançar. Portanto, essa alternativa vai contra a ideia de um ensino que se adapta às necessidades e características dos alunos.

As outras alternativas estão alinhadas com a proposta de ciclos, valorizando vínculos entre currículo formal e social, atividades adequadas à faixa etária, diferenças individuais e experiências socioculturais.

Por isso, a resposta correta é a alternativa c), que apresenta uma orientação que não condiz com a concepção de ciclo descrita.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.