Questões Pedagogia Teorias do Ensino e da Aprendizagem
Para explicar o processo de aprendizagem, a Escola Nova utilizou as seguintes concepções:
Responda: Para explicar o processo de aprendizagem, a Escola Nova utilizou as seguintes concepções:
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Sumaia Santana em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: Alternativa C
A Escola Nova foi um movimento educacional que apareceu no início do século XX como uma alternativa ao modelo tradicional de ensino. Seu foco principal era tornar a aprendizagem mais participativa, priorizando o protagonismo do aluno e valorizando suas experiências no processo educativo. Entre as principais influências teóricas desse movimento estão o pragmatismo e a psicometria.
O pragmatismo, originado nos Estados Unidos e representado por pensadores como John Dewey, defende que o conhecimento se constrói por meio da prática e da vivência. Para os pragmatistas, a verdade não é fixa, mas depende dos resultados concretos que uma ideia produz. Dewey, em especial, acreditava que a escola deveria preparar o indivíduo para a vida em sociedade e para a cidadania, estimulando a participação ativa do aluno em seu próprio desenvolvimento.
Por outro lado, a psicometria — um campo da psicologia voltado à quantificação de aspectos mentais e comportamentais — contribuiu para a Escola Nova ao oferecer instrumentos de avaliação mais precisos e científicos. Com esses métodos, tornou-se possível acompanhar o desempenho dos estudantes de forma mais individualizada, ajustando o ensino às particularidades de cada um.
A Escola Nova foi um movimento educacional que apareceu no início do século XX como uma alternativa ao modelo tradicional de ensino. Seu foco principal era tornar a aprendizagem mais participativa, priorizando o protagonismo do aluno e valorizando suas experiências no processo educativo. Entre as principais influências teóricas desse movimento estão o pragmatismo e a psicometria.
O pragmatismo, originado nos Estados Unidos e representado por pensadores como John Dewey, defende que o conhecimento se constrói por meio da prática e da vivência. Para os pragmatistas, a verdade não é fixa, mas depende dos resultados concretos que uma ideia produz. Dewey, em especial, acreditava que a escola deveria preparar o indivíduo para a vida em sociedade e para a cidadania, estimulando a participação ativa do aluno em seu próprio desenvolvimento.
Por outro lado, a psicometria — um campo da psicologia voltado à quantificação de aspectos mentais e comportamentais — contribuiu para a Escola Nova ao oferecer instrumentos de avaliação mais precisos e científicos. Com esses métodos, tornou-se possível acompanhar o desempenho dos estudantes de forma mais individualizada, ajustando o ensino às particularidades de cada um.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários