Paula é professora de artes do Ensino Fundamental e, em suas aulas, procura trabalha...
Responda: Paula é professora de artes do Ensino Fundamental e, em suas aulas, procura trabalhar conteúdos relacionados a valores, normas e atitudes. Para a realização desse trabalho devem ser considerados...
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Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)
A questão trata dos objetivos que devem ser considerados por uma professora de artes ao trabalhar valores, normas e atitudes no Ensino Fundamental. O enunciado pede para identificar a alternativa que não corresponde a um objetivo adequado.
A alternativa a) fala em 'Desintegração do universo simbólico das culturas africanas e afro-brasileiras no contexto da ancestralidade brasileira'. Essa proposta vai contra os princípios de valorização cultural e respeito à diversidade, que são fundamentais na educação contemporânea, especialmente no ensino de artes e cultura. Portanto, essa alternativa não deve ser considerada um objetivo.
As demais alternativas (b, c, d e e) apresentam objetivos coerentes e desejáveis: reconhecer a diversidade fenotípica (b), valorizar a identidade étnica e cultural e fortalecer a autoestima (c), identificar-se como pessoa dentro de um grupo (d) e adotar uma postura sem preconceitos em relação às diferentes cosmovisões e etnias (e).
Assim, a alternativa a) é a única que não deve ser considerada, pois promove a desintegração cultural, o que é contrário ao trabalho educativo que valoriza a diversidade e o respeito às culturas.
Portanto, o gabarito oficial está correto, e a alternativa a) é a resposta correta para a questão.
A questão trata dos objetivos que devem ser considerados por uma professora de artes ao trabalhar valores, normas e atitudes no Ensino Fundamental. O enunciado pede para identificar a alternativa que não corresponde a um objetivo adequado.
A alternativa a) fala em 'Desintegração do universo simbólico das culturas africanas e afro-brasileiras no contexto da ancestralidade brasileira'. Essa proposta vai contra os princípios de valorização cultural e respeito à diversidade, que são fundamentais na educação contemporânea, especialmente no ensino de artes e cultura. Portanto, essa alternativa não deve ser considerada um objetivo.
As demais alternativas (b, c, d e e) apresentam objetivos coerentes e desejáveis: reconhecer a diversidade fenotípica (b), valorizar a identidade étnica e cultural e fortalecer a autoestima (c), identificar-se como pessoa dentro de um grupo (d) e adotar uma postura sem preconceitos em relação às diferentes cosmovisões e etnias (e).
Assim, a alternativa a) é a única que não deve ser considerada, pois promove a desintegração cultural, o que é contrário ao trabalho educativo que valoriza a diversidade e o respeito às culturas.
Portanto, o gabarito oficial está correto, e a alternativa a) é a resposta correta para a questão.
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