1Q324414 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCCPara a formação profissional do magistério, Muramoto distingue três níveis de formação: – o da classe social de origem; – o acadêmico ou escolar; – o do exercício da profissão. Defende que este último pode ser um nível privilegiado de formação desde que: ✂️ a) haja horários de trabalho pedagógico conjunto, controlado pela direção/coordenação para garantir que os professores tenham formação continuada. ✂️ b) haja convênios de formação continuada do sistema de ensino ou da escola, com boas universidades que lhes ofereçam cursos de atualização, com qualidade. ✂️ c) a formação inicial tenha sido consistente e sejam pagos salários compensadores aos professores para que os melhores não se evadam para outros campos de trabalho. ✂️ d) a cultura da classe social de origem dos professores não seja muito defasada em relação ao nível cultural, desejável de um professor. ✂️ e) haja condições institucionais de diálogo entre pares e reflexão sobre o trabalho pedagógico em andamento, visando a reconstruí-lo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro