Questões Pedagogia Processo de Ensino e Aprendizagem
As Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental no Sistema de ensino do Estado ...
Responda: As Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental no Sistema de ensino do Estado de São Paulo dão destaque ao regime de ciclos de progressão continuada e refutam o argumento de que este regim...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)
As Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental no Sistema de ensino do Estado de São Paulo destacam o regime de ciclos de progressão continuada e refutam a ideia de que esse regime produz declínio no desempenho dos alunos. Para isso, contra-argumentam que as competências não se desenvolvem de forma linear para todos os alunos, o que demanda a revisão da organização do currículo e a modificação das práticas de ensino e de avaliação.
Isso significa que a progressão continuada busca considerar as diferenças individuais dos alunos, permitindo que cada um desenvolva suas competências de acordo com seu ritmo e suas necessidades específicas. Dessa forma, a organização do currículo e as práticas de ensino e avaliação precisam ser adaptadas para atender a essa diversidade de aprendizagem.
Portanto, a alternativa correta é a letra c), pois ressalta a necessidade de rever a organização curricular e as práticas pedagógicas para garantir o desenvolvimento das competências de todos os alunos, sem seguir um modelo linear de progressão.
As Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental no Sistema de ensino do Estado de São Paulo destacam o regime de ciclos de progressão continuada e refutam a ideia de que esse regime produz declínio no desempenho dos alunos. Para isso, contra-argumentam que as competências não se desenvolvem de forma linear para todos os alunos, o que demanda a revisão da organização do currículo e a modificação das práticas de ensino e de avaliação.
Isso significa que a progressão continuada busca considerar as diferenças individuais dos alunos, permitindo que cada um desenvolva suas competências de acordo com seu ritmo e suas necessidades específicas. Dessa forma, a organização do currículo e as práticas de ensino e avaliação precisam ser adaptadas para atender a essa diversidade de aprendizagem.
Portanto, a alternativa correta é a letra c), pois ressalta a necessidade de rever a organização curricular e as práticas pedagógicas para garantir o desenvolvimento das competências de todos os alunos, sem seguir um modelo linear de progressão.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários