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Dentro de um enfoque crítico, a escola é entendida como uma instituição social perme...
Responda: Dentro de um enfoque crítico, a escola é entendida como uma instituição social permeada pela manifestação das contradições existentes dentro da sociedade brasileira, que é uma sociedade desigual...
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Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)
A questão aborda a escola sob uma perspectiva crítica, reconhecendo que ela é um espaço onde se manifestam as contradições sociais, especialmente em uma sociedade desigual como a brasileira. Essa visão parte do entendimento de que a escola pode tanto reproduzir as desigualdades existentes quanto ser um espaço de resistência e transformação social.
O projeto político-pedagógico, nesse contexto, deve buscar reduzir as desigualdades e as limitações impostas pela divisão social do trabalho, pelo controle hierarquizado e pela fragmentação. Isso se dá por meio do acesso ao saber, que é um instrumento fundamental para a emancipação e para a mudança das condições sociais.
As alternativas a) e b) indicam a reprodução ou o fortalecimento das desigualdades, o que contraria a proposta crítica mencionada no enunciado. A alternativa d) sugere indiferença às contradições sociais, o que também não está alinhado com a perspectiva crítica que reconhece a importância dessas contradições para a educação.
Portanto, a alternativa c) é a que melhor expressa a função transformadora que um projeto político-pedagógico deve ter, buscando reduzir as desigualdades e promover o acesso ao conhecimento como forma de resistência e mudança social.
Checagem dupla confirma que a alternativa c) é a correta, pois está em consonância com os princípios da pedagogia crítica e com a função social da escola na transformação das desigualdades.
A questão aborda a escola sob uma perspectiva crítica, reconhecendo que ela é um espaço onde se manifestam as contradições sociais, especialmente em uma sociedade desigual como a brasileira. Essa visão parte do entendimento de que a escola pode tanto reproduzir as desigualdades existentes quanto ser um espaço de resistência e transformação social.
O projeto político-pedagógico, nesse contexto, deve buscar reduzir as desigualdades e as limitações impostas pela divisão social do trabalho, pelo controle hierarquizado e pela fragmentação. Isso se dá por meio do acesso ao saber, que é um instrumento fundamental para a emancipação e para a mudança das condições sociais.
As alternativas a) e b) indicam a reprodução ou o fortalecimento das desigualdades, o que contraria a proposta crítica mencionada no enunciado. A alternativa d) sugere indiferença às contradições sociais, o que também não está alinhado com a perspectiva crítica que reconhece a importância dessas contradições para a educação.
Portanto, a alternativa c) é a que melhor expressa a função transformadora que um projeto político-pedagógico deve ter, buscando reduzir as desigualdades e promover o acesso ao conhecimento como forma de resistência e mudança social.
Checagem dupla confirma que a alternativa c) é a correta, pois está em consonância com os princípios da pedagogia crítica e com a função social da escola na transformação das desigualdades.
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