Dentro de um enfoque crítico, a escola é entendida como uma instituição so...

Dentro de um enfoque crítico, a escola é entendida como uma instituição social permeada pela manifestação das contradições existentes dentro da sociedade brasileira, que é uma sociedade desigual...


Dentro de um enfoque crítico, a escola é entendida como uma instituição social permeada pela manifestação das contradições existentes dentro da sociedade brasileira, que é uma sociedade desigual em distribuição de rendas e de acessibilidade às oportunidades. Essas características determinam uma situação na qual podem ser identificadas duas tendências: formar grupos de resistência e pressão para mudar os rumos das coisas através de um processo de conhecimento dos determinantes sociais; e/ou a acomodação de todos os envolvidos no processo àquelas determinações. Nesse sentido, um projeto político-pedagógico deve se propor a

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

  • Rodrigo Ferreira
    Rodrigo Ferreira
    31/12/1969 • 21:00
    Gabarito: c)

    A questão aborda a escola sob uma perspectiva crítica, reconhecendo que ela é um espaço onde se manifestam as contradições sociais, especialmente em uma sociedade desigual como a brasileira. Essa visão parte do entendimento de que a escola pode tanto reproduzir as desigualdades existentes quanto ser um espaço de resistência e transformação social.

    O projeto político-pedagógico, nesse contexto, deve buscar reduzir as desigualdades e as limitações impostas pela divisão social do trabalho, pelo controle hierarquizado e pela fragmentação. Isso se dá por meio do acesso ao saber, que é um instrumento fundamental para a emancipação e para a mudança das condições sociais.

    As alternativas a) e b) indicam a reprodução ou o fortalecimento das desigualdades, o que contraria a proposta crítica mencionada no enunciado. A alternativa d) sugere indiferença às contradições sociais, o que também não está alinhado com a perspectiva crítica que reconhece a importância dessas contradições para a educação.

    Portanto, a alternativa c) é a que melhor expressa a função transformadora que um projeto político-pedagógico deve ter, buscando reduzir as desigualdades e promover o acesso ao conhecimento como forma de resistência e mudança social.

    Checagem dupla confirma que a alternativa c) é a correta, pois está em consonância com os princípios da pedagogia crítica e com a função social da escola na transformação das desigualdades.
🔒
Conteúdo restrito

Cadastre-se para visualizar comentários e resoluções.

Criar conta grátis

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.