Questões Pedagogia

A secretaria de educação de determinada unidade da federação propôs, em 2013, a reor...

Responda: A secretaria de educação de determinada unidade da federação propôs, em 2013, a reorganização de seu sistema de ensino, de seriação para ciclos, e uma ampla reformulação do currículo das escolas...


1Q324680 | Pedagogia, Especialista em Assistência Penitenciária, DEPEN, CESPE CEBRASPE

A secretaria de educação de determinada unidade da federação propôs, em 2013, a reorganização de seu sistema de ensino, de seriação para ciclos, e uma ampla reformulação do currículo das escolas que compõem sua rede pública de ensino. Um texto básico em que se propunha a reestruturação curricular foi apresentado às unidades escolares para que os professores pudessem apresentar suas sugestões de alteração, supressão ou manutenção das concepções ou conteúdos nele expressos. Tais propostas deveriam, posteriormente, ser validadas em plenárias locais e estadual.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Na reestruturação curricular proposta pela secretaria de educação, devem-se considerar os PCNs, que apresentam um conjunto de referências que norteiam a elaboração dos currículos nos sistemas de ensino com vistas a garantir conhecimentos mínimos considerados necessários para assegurar a formação básica comum do educando.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) realmente funcionam como um conjunto de referências para orientar a elaboração dos currículos nos sistemas de ensino. Eles indicam os conhecimentos mínimos essenciais para garantir uma formação básica comum a todos os estudantes. Portanto, na reorganização curricular proposta pela secretaria de educação, é fundamental considerar os PCNs para assegurar que o currículo esteja alinhado com essas diretrizes nacionais.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.