A partir das décadas de 1960 e 1970 começou a se esboçar na educação a tendência tec...
Responda: A partir das décadas de 1960 e 1970 começou a se esboçar na educação a tendência tecnicista, de influência norte-americana, cuja proposta tinha o intuito de tornar a aprendizagem mais objetiva, ...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)
A tendência tecnicista na educação, surgida nas décadas de 1960 e 1970, tinha como objetivo tornar a aprendizagem mais objetiva, organizada e racional. Os pressupostos teóricos do tecnicismo podem ser encontrados em:
I. Psicologia behaviorista: A psicologia behaviorista, desenvolvida por estudiosos como Skinner, é uma das bases teóricas do tecnicismo, pois enfatiza a importância do comportamento observável e mensurável na aprendizagem.
II. Filosofia positivista: A filosofia positivista, que valoriza o conhecimento científico e empírico, também influenciou a abordagem tecnicista ao defender a objetividade e a racionalidade na educação.
III. Pedagogia de Dewey: A pedagogia de Dewey, ao contrário, não está alinhada com o tecnicismo, pois Dewey valorizava a experiência, a experimentação e a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem.
IV. Teoria não diretiva: A teoria não diretiva, desenvolvida por Carl Rogers, também não se encaixa na abordagem tecnicista, pois enfatiza a importância da autonomia, da liberdade e do respeito às individualidades dos alunos.
Portanto, as afirmativas corretas são apenas I e II, o que corresponde à alternativa a).
A tendência tecnicista na educação, surgida nas décadas de 1960 e 1970, tinha como objetivo tornar a aprendizagem mais objetiva, organizada e racional. Os pressupostos teóricos do tecnicismo podem ser encontrados em:
I. Psicologia behaviorista: A psicologia behaviorista, desenvolvida por estudiosos como Skinner, é uma das bases teóricas do tecnicismo, pois enfatiza a importância do comportamento observável e mensurável na aprendizagem.
II. Filosofia positivista: A filosofia positivista, que valoriza o conhecimento científico e empírico, também influenciou a abordagem tecnicista ao defender a objetividade e a racionalidade na educação.
III. Pedagogia de Dewey: A pedagogia de Dewey, ao contrário, não está alinhada com o tecnicismo, pois Dewey valorizava a experiência, a experimentação e a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem.
IV. Teoria não diretiva: A teoria não diretiva, desenvolvida por Carl Rogers, também não se encaixa na abordagem tecnicista, pois enfatiza a importância da autonomia, da liberdade e do respeito às individualidades dos alunos.
Portanto, as afirmativas corretas são apenas I e II, o que corresponde à alternativa a).
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários