Mendez e Hoffman compreendem a avaliação sob o ponto de vista formativo e mediador. ...
Responda: Mendez e Hoffman compreendem a avaliação sob o ponto de vista formativo e mediador. Ambos os autores apresentam as seguintes ideias sobre avaliação: I. Mendez afirma que, no âmbito educa...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.
            
            
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)
Vamos analisar cada afirmativa:
I. Mendez afirma que, no âmbito educativo, a avaliação deve ser entendida como atividade crítica de aprendizagem.
Isso está correto, pois Mendez vê a avaliação como um processo que ajuda o aluno a aprender, não apenas a medir o que ele sabe.
II. Hoffmann apresenta a concepção qualidade de ensino numa perspectiva de avaliação mediadora, a qual significa desenvolvimento máximo possível, sem limites pré-estabelecidos, embora com objetivos claramente delineados.
Também está correto. Hoffmann entende a avaliação como um meio para promover o desenvolvimento do aluno, sem limitar seu potencial, mas com metas claras.
III. Mendez pondera que a avaliação deve ser usada sempre para eliminar, selecionar ou segregar, tendo em vista que o aluno deve demonstrar o conhecimento aprendido.
Essa afirmativa está errada. Mendez critica essa visão tradicional e defende uma avaliação que apoie o aprendizado, não que exclua ou segrege.
IV. Hoffmann enfatiza que a avaliação mediadora é restrita aos professores das séries iniciais do ensino fundamental.
Também incorreta. A avaliação mediadora, segundo Hoffmann, é uma abordagem que pode ser aplicada em diferentes níveis, não apenas nas séries iniciais.
Portanto, apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Vamos analisar cada afirmativa:
I. Mendez afirma que, no âmbito educativo, a avaliação deve ser entendida como atividade crítica de aprendizagem.
Isso está correto, pois Mendez vê a avaliação como um processo que ajuda o aluno a aprender, não apenas a medir o que ele sabe.
II. Hoffmann apresenta a concepção qualidade de ensino numa perspectiva de avaliação mediadora, a qual significa desenvolvimento máximo possível, sem limites pré-estabelecidos, embora com objetivos claramente delineados.
Também está correto. Hoffmann entende a avaliação como um meio para promover o desenvolvimento do aluno, sem limitar seu potencial, mas com metas claras.
III. Mendez pondera que a avaliação deve ser usada sempre para eliminar, selecionar ou segregar, tendo em vista que o aluno deve demonstrar o conhecimento aprendido.
Essa afirmativa está errada. Mendez critica essa visão tradicional e defende uma avaliação que apoie o aprendizado, não que exclua ou segrege.
IV. Hoffmann enfatiza que a avaliação mediadora é restrita aos professores das séries iniciais do ensino fundamental.
Também incorreta. A avaliação mediadora, segundo Hoffmann, é uma abordagem que pode ser aplicada em diferentes níveis, não apenas nas séries iniciais.
Portanto, apenas as afirmativas I e II estão corretas.
⚠️ Clique para ver os comentários
              Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários