Os Padrões de competência em TIC para professores: diretrizes de implementação (UNES...
Responda: Os Padrões de competência em TIC para professores: diretrizes de implementação (UNESCO, 2009), com o objetivo de criar um marco curricular, cruzam três abordagens à reforma da educação (a alfabe...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)
Vamos analisar juntos. A questão fala sobre a abordagem "criação do conhecimento" no componente "TIC" para professores, segundo a UNESCO (2009). Ela lista quatro objetivos (I, II, III e IV) e pede para identificar quais estão corretos.
O que a UNESCO destaca nessa abordagem é que os professores devem conhecer e usar ferramentas tecnológicas para apoiar a inovação, o conhecimento dos alunos e o desenvolvimento de comunidades de aprendizagem, além de apoiar o planejamento e o pensamento reflexivo dos estudantes.
- O item I fala sobre ferramentas de produção de TIC e seu uso para inovação e conhecimento dos alunos. Isso está correto.
- O item II menciona ambientes virtuais e construção de conhecimento para apoiar o entendimento da disciplina e comunidades de aprendizagem. Também está correto.
- O item III fala sobre programas tutoriais e atividades para apoiar a aquisição de conhecimento das disciplinas escolares. Isso está mais relacionado à abordagem do aprofundamento do conhecimento, não diretamente à criação do conhecimento.
- O item IV fala sobre planejamento e uso de ferramentas para apoiar a criação e planejamento das próprias atividades de aprendizagem dos estudantes, o que está alinhado com a criação do conhecimento.
Portanto, os itens I, II e IV estão corretos, e o III não se encaixa nessa abordagem específica.
Assim, a alternativa correta é a d) I, II e IV, apenas.
Vamos analisar juntos. A questão fala sobre a abordagem "criação do conhecimento" no componente "TIC" para professores, segundo a UNESCO (2009). Ela lista quatro objetivos (I, II, III e IV) e pede para identificar quais estão corretos.
O que a UNESCO destaca nessa abordagem é que os professores devem conhecer e usar ferramentas tecnológicas para apoiar a inovação, o conhecimento dos alunos e o desenvolvimento de comunidades de aprendizagem, além de apoiar o planejamento e o pensamento reflexivo dos estudantes.
- O item I fala sobre ferramentas de produção de TIC e seu uso para inovação e conhecimento dos alunos. Isso está correto.
- O item II menciona ambientes virtuais e construção de conhecimento para apoiar o entendimento da disciplina e comunidades de aprendizagem. Também está correto.
- O item III fala sobre programas tutoriais e atividades para apoiar a aquisição de conhecimento das disciplinas escolares. Isso está mais relacionado à abordagem do aprofundamento do conhecimento, não diretamente à criação do conhecimento.
- O item IV fala sobre planejamento e uso de ferramentas para apoiar a criação e planejamento das próprias atividades de aprendizagem dos estudantes, o que está alinhado com a criação do conhecimento.
Portanto, os itens I, II e IV estão corretos, e o III não se encaixa nessa abordagem específica.
Assim, a alternativa correta é a d) I, II e IV, apenas.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários