Questões Pedagogia

Os Padrões de competência em TIC para professores: diretrizes de implementação (UNES...

Responda: Os Padrões de competência em TIC para professores: diretrizes de implementação (UNESCO, 2009), com o objetivo de criar um marco curricular, cruzam três abordagens à reforma da educação (a alfabe...


1Q325199 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEE SP, VUNESP

Os Padrões de competência em TIC para professores: diretrizes de implementação (UNESCO, 2009), com o objetivo de criar um marco curricular, cruzam três abordagens à reforma da educação (a alfabetização em tecnologia, o aprofundamento do conhecimento e a criação do conhecimento), com seis componentes do sistema educacional (política, currículo, pedagogia, TIC, organização e treinamento de docentes). Quanto à abordagem “criação do conhecimento”, os objetivos estabelecidos pelas diretrizes no componente educacional “TIC”, os professores devem ser capazes de descrever a função e a finalidade:

I. das ferramentas e recursos de produção de TIC (gravadora de multimídia e equipamento de produção, ferramentas de edição, programa de publicação, ferramentas de elaboração de web) e usá-las como apoio à inovação e conhecimento dos alunos;

II. dos ambientes virtuais e de construção de conhecimento (KBEs) e usá-los para dar suporte ao maior conhecimento e entendimento da disciplina e o desenvolvimento de comunidades de aprendizagem online e presenciais;

III. do programa tutorial e de atividades e prática, e como eles apoiam a aquisição, por parte dos alunos, de conhecimento sobre as disciplinas escolares;

IV. do planejamento e de pensar ferramentas usando-as para apoiar a criação e o planejamento, dos estudantes, de suas próprias atividades de aprendizagem e seu contínuo pensamento e aprendizado reflexivo.

Está correto o contido em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)

Vamos analisar juntos. A questão fala sobre a abordagem "criação do conhecimento" no componente "TIC" para professores, segundo a UNESCO (2009). Ela lista quatro objetivos (I, II, III e IV) e pede para identificar quais estão corretos.

O que a UNESCO destaca nessa abordagem é que os professores devem conhecer e usar ferramentas tecnológicas para apoiar a inovação, o conhecimento dos alunos e o desenvolvimento de comunidades de aprendizagem, além de apoiar o planejamento e o pensamento reflexivo dos estudantes.

- O item I fala sobre ferramentas de produção de TIC e seu uso para inovação e conhecimento dos alunos. Isso está correto.

- O item II menciona ambientes virtuais e construção de conhecimento para apoiar o entendimento da disciplina e comunidades de aprendizagem. Também está correto.

- O item III fala sobre programas tutoriais e atividades para apoiar a aquisição de conhecimento das disciplinas escolares. Isso está mais relacionado à abordagem do aprofundamento do conhecimento, não diretamente à criação do conhecimento.

- O item IV fala sobre planejamento e uso de ferramentas para apoiar a criação e planejamento das próprias atividades de aprendizagem dos estudantes, o que está alinhado com a criação do conhecimento.

Portanto, os itens I, II e IV estão corretos, e o III não se encaixa nessa abordagem específica.

Assim, a alternativa correta é a d) I, II e IV, apenas.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.