Questões Pedagogia Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas
De acordo com os teóricos da pedagogia histórico-crítica, é possível realizar um tra...
Responda: De acordo com os teóricos da pedagogia histórico-crítica, é possível realizar um trabalho pedagógico significativo para o aluno, por meio de uma metodologia de trabalho que venha ao encontro de ...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)
A alternativa d) é a incorreta. Na pedagogia histórico-crítica, o confronto com a realidade não se dá apenas pela tomada de consciência das limitações do aluno. Pelo contrário, o confronto com a realidade envolve a análise crítica da sociedade em que o aluno está inserido, visando à transformação social. A avaliação somativa, que é uma avaliação final e de caráter mais quantitativo, não é o melhor instrumento para tornar esse confronto significativo para o aluno. Na pedagogia histórico-crítica, valoriza-se a avaliação formativa, que busca auxiliar no processo de aprendizagem e no desenvolvimento do aluno, indo além da simples verificação de conhecimentos adquiridos.
As demais alternativas estão corretas, pois abordam aspectos importantes da pedagogia histórico-crítica, como a importância de uma prática educativa significativa, o uso de novas tecnologias como ferramentas de mediação, e o compromisso da escola e dos educadores com a transformação social através da educação.
A alternativa d) é a incorreta. Na pedagogia histórico-crítica, o confronto com a realidade não se dá apenas pela tomada de consciência das limitações do aluno. Pelo contrário, o confronto com a realidade envolve a análise crítica da sociedade em que o aluno está inserido, visando à transformação social. A avaliação somativa, que é uma avaliação final e de caráter mais quantitativo, não é o melhor instrumento para tornar esse confronto significativo para o aluno. Na pedagogia histórico-crítica, valoriza-se a avaliação formativa, que busca auxiliar no processo de aprendizagem e no desenvolvimento do aluno, indo além da simples verificação de conhecimentos adquiridos.
As demais alternativas estão corretas, pois abordam aspectos importantes da pedagogia histórico-crítica, como a importância de uma prática educativa significativa, o uso de novas tecnologias como ferramentas de mediação, e o compromisso da escola e dos educadores com a transformação social através da educação.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários