Questões Pedagogia

É preciso que a Educação Infantil oportunize a manipulação de objetos como um recurs...

Responda: É preciso que a Educação Infantil oportunize a manipulação de objetos como um recurso indispensável para a compreensão e construção do número, como expressão de quantidade e de numeral como indi...


1Q325426 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

É preciso que a Educação Infantil oportunize a manipulação de objetos como um recurso indispensável para a compreensão e construção do número, como expressão de quantidade e de numeral como indicação de número. Em relação a esse assunto, analise as assertivas abaixo.

I. A criança, inicialmente, precisa interagir com os objetos, estabelecer relações entre eles, em função de suas qualidades (relação de semelhanças e diferenças) e qualificar coleções para, posteriormente, ser capaz de realizar a operação mental que parte das noções ou proposições simples para as mais complexas ou das partes para o todo, que permitem a consolidação da estrutura do número. II. A criança, inicialmente, não precisa utilizar os números para não se confundir enquanto ainda não está completamente apta a trabalhar com eles. III. A criança, inicialmente, deve entender que o número é alguma coisa que cada ser humano constrói através da criação e coordenação das relações. IV. Esta afirmação permite perceber que os alunos não precisam tanto de respostas aprendidas e de memorização, mas, sim, de flexibilidade operatória de seus esquemas de assimilação. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)

Vamos analisar as afirmativas:

I. Essa afirmação está correta. A criança precisa manipular objetos para entender as qualidades e relações entre eles, o que ajuda a construir a noção de número de forma concreta antes de avançar para operações mentais mais complexas.

II. Essa afirmativa está errada. A criança deve sim utilizar os números desde cedo, mesmo que de forma simples, para ir se familiarizando e construindo o conceito. Evitar o uso dos números para não confundir a criança não é uma boa prática pedagógica.

III. Correto. O número é uma construção humana, fruto da criação e coordenação das relações que a criança estabelece, o que reforça a ideia de que o aprendizado é ativo e construtivo.

IV. Correto. O foco não deve ser na memorização, mas na flexibilidade e na capacidade da criança de assimilar e adaptar seus esquemas mentais para compreender os números.

Portanto, as afirmativas corretas são I, III e IV, que corresponde à alternativa d).
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.