1Q325431 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Professor, SEDUC PE, IPADA teoria da escola como "violência simbólica", anunciada por Pierre Bourdieu nos anos 70, afirmava basicamente que ✂️ a) a escola era uma forma institucional que só pode se afirmar historicamente após uma longa luta "simbólica" contra a alienação imposta pela religião. ✂️ b) os símbolos culturais veiculados pela escola, municiam os alunos para as lutas contra a violência das classes dominantes ✂️ c) os conteúdos e valores, explícitos ou latentes, veiculados pela escola estão distanciados da vida dos alunos, impondo uma cultura (simbólica) alienada e, neste sentido, exerce uma espécie de violência ✂️ d) esta teoria é o resultado da crise do modelo escolar e afirma qual a violência na escola não pode ser resolvida apenas com medidas pedagógicas ✂️ e) a maior parte dos intelectuais foram vítimas da "violência simbólica" escolar e, no entanto, isto não tinha impedido sua formação intelectual, concluindo que a teoria era uma "criação do radicalismo pedagógico" Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro