Questões Pedagogia Projeto Político Pedagógico
Acompanhar as atividades, avaliando-as, leva à reflexão, com base em dados concretos, s...
Responda: Acompanhar as atividades, avaliando-as, leva à reflexão, com base em dados concretos, sobre como a escola se organiza para colocar em ação seu projeto político-pedagógico. Acerca da avaliação do PP...
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Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d) A avaliação do Projeto Político-Pedagógico (PPP) deve ser compreendida como um processo dinâmico e crítico, que parte do conhecimento da realidade escolar para propor melhorias e ações alternativas. Isso significa que a avaliação não é um ato isolado ou rígido, mas um momento de reflexão que envolve a comunidade escolar e busca a transformação.
A alternativa a) está incorreta porque a avaliação do PPP não deve ser feita apenas pelos educandos, mas sim por toda a comunidade escolar, incluindo professores, gestores, estudantes e familiares, para garantir uma visão ampla e participativa.
A alternativa b) está errada porque uma visão crítica entende o PPP como um documento vivo, que está diretamente relacionado aos contextos políticos e sociais, e não algo estanque.
A alternativa c) apresenta um equívoco ao afirmar que a avaliação deve ser rígida e decisória, pois a avaliação do PPP deve ser flexível, reflexiva e orientada para a melhoria contínua, não apenas para julgar eficiência e eficácia de forma rígida.
A alternativa e) também está incorreta, pois a avaliação do PPP deve envolver os atores locais, que conhecem a realidade da escola, e não apenas avaliadores externos, para que as ações propostas sejam pertinentes e eficazes.
Portanto, a alternativa d) é a correta, pois destaca a importância de uma avaliação crítica, que conhece a realidade escolar e busca propor ações alternativas para o aprimoramento do projeto.
A alternativa a) está incorreta porque a avaliação do PPP não deve ser feita apenas pelos educandos, mas sim por toda a comunidade escolar, incluindo professores, gestores, estudantes e familiares, para garantir uma visão ampla e participativa.
A alternativa b) está errada porque uma visão crítica entende o PPP como um documento vivo, que está diretamente relacionado aos contextos políticos e sociais, e não algo estanque.
A alternativa c) apresenta um equívoco ao afirmar que a avaliação deve ser rígida e decisória, pois a avaliação do PPP deve ser flexível, reflexiva e orientada para a melhoria contínua, não apenas para julgar eficiência e eficácia de forma rígida.
A alternativa e) também está incorreta, pois a avaliação do PPP deve envolver os atores locais, que conhecem a realidade da escola, e não apenas avaliadores externos, para que as ações propostas sejam pertinentes e eficazes.
Portanto, a alternativa d) é a correta, pois destaca a importância de uma avaliação crítica, que conhece a realidade escolar e busca propor ações alternativas para o aprimoramento do projeto.
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