Questões Pedagogia Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Leia o texto a seguir e reflita sobre a condição socioeconômica que envolve a vida d...

Responda: Leia o texto a seguir e reflita sobre a condição socioeconômica que envolve a vida de uma grande maioria dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Homens, mulheres, jovens, adultos ou id...


1Q325584 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Leia o texto a seguir e reflita sobre a condição socioeconômica que envolve a vida de uma grande maioria dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Homens, mulheres, jovens, adultos ou idosos que buscam a escola pertencem a uma mesma classe social: são pessoas com baixo poder aquisitivo, que consomem, de modo geral, apenas o básico à sua sobrevivência: aluguel, água, luz, alimentação, remédios para os filhos (quando os têm). O lazer fica por conta dos encontros com as famílias ou dos festejos e eventos das comunidades das quais participam, ligados, muitas vezes, às igrejas ou associações. A televisão é apontada como principal fonte de lazer e informação. Quase sempre seus pais têm ou tiveram uma escolaridade inferior à sua. Com base no texto, analise as afirmativas a seguir.

I. A compreensão dessa realidade levou Paulo Freire, ainda nos anos de 1960, a reconhecer o analfabetismo como uma questão não só pedagógica, mas também social e política.

II. As alunas e os alunos da EJA, em sua maioria, são trabalhadores e, muitas vezes, a experiência com o trabalho começou, em suas vidas, muito cedo. III. Nas cidades, pais saíam para trabalhar e muito deles já eram responsáveis, ainda crianças, pelo cuidado da casa e dos irmãos mais novos. Outras vezes, acompanhavam seus pais ao trabalho, realizando pequenas tarefas para auxiliá-los. E nos centros urbanos, estes alunos comumente realizam diferentes atividades, cuja renda auxilia nos ganhos da família.

IV. Nas regiões rurais, os horários, os períodos de colheita, de chuva e de seca marcam a vida cotidiana das pessoas. Isto, aliado ao calendário escolar que, somente quando em reunião com a participação de representante da comunidade, do fórum da EJA, professores, alunos e sindicatos, é elaborado para atender às necessidades da EJA.

V. Paulo Freire, em sua sabedoria, dizia que educar a favor dos pobres é educar para transformação da sociedade geradora da pobreza.

Marque a opção que indica as afirmativas CORRETAS.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

Vamos analisar as afirmativas com calma:

I. Paulo Freire, nos anos 1960, realmente entendeu que o analfabetismo não era só uma questão de ensino, mas também social e política. Isso está correto.

II. A maioria dos alunos da EJA são trabalhadores e começaram a trabalhar cedo. Isso também bate com a realidade descrita no texto.

III. Nas cidades, é comum que crianças assumam responsabilidades domésticas e até trabalhem para ajudar a família. Essa afirmativa está correta.

IV. Essa afirmativa fala sobre o calendário escolar rural sendo elaborado só com reuniões envolvendo representantes da comunidade, fórum da EJA, professores, alunos e sindicatos. Isso não é uma regra geral, e o texto não deixa claro que isso acontece sempre assim. Parece uma informação um pouco forçada ou imprecisa.

V. Paulo Freire realmente defendia que educar os pobres é educar para transformar a sociedade que gera a pobreza. Isso está correto.

Portanto, as afirmativas I, II, III e V estão corretas, e a IV apresenta problemas. A alternativa que reúne essas afirmativas é a letra a).
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.