Questões Pedagogia

A diferenciação, se alcançada, é uma estratégia viável para se obter retornos acima ...

Responda: A diferenciação, se alcançada, é uma estratégia viável para se obter retornos acima da média em um setor, pois ela cria uma posição de defesa para evitar as cinco forças competitivas, mas de for...


Q325616 | Pedagogia, Pedagogo, HUGG UNIRIO RJ, IBFC

A diferenciação, se alcançada, é uma estratégia viável para se obter retornos acima da média em um setor, pois ela cria uma posição de defesa para evitar as cinco forças competitivas, mas de forma diferente da liderança de custos (PORTER, 1986). Desse modo, leia as proposições a seguir atribua valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A diferenciação pode proporcionar isolamento contra os concorrentes.

( ) A diferenciação pode proporcionar isolamento contra os concorrentes devido à lealdade dos consumidores com relação à marca, como também à menor sensibilidade a preço.

( ) A lealdade resultante dos consumidores já serve também como um barreira à entrada de novos entrantes.

( ) A diferenciação também permite margens maiores, com as quais se pode lidar com o poder dos fornecedores, e também ameniza o poder dos compradores, devido à falta de alternativas comparáveis.

( ) A empresa que se diferencia para obter lealdade não estará, necessariamente, mais bem posicionada em relação aos substitutos, até por que não é difícil ou impossível substituir o que é diferenciado.

Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta.

David Castilho
Por David Castilho em 05/01/2025 07:16:26🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

A diferenciação, quando alcançada, é de fato uma estratégia viável para obter retornos acima da média em um setor, pois cria uma posição defensiva contra as cinco forças competitivas, conforme destacado por Porter em 1986.

Analisando as proposições:

- (V) A diferenciação pode proporcionar isolamento contra os concorrentes.
- (V) A diferenciação pode proporcionar isolamento contra os concorrentes devido à lealdade dos consumidores com relação à marca, bem como à menor sensibilidade a preço.
- (V) A lealdade resultante dos consumidores também serve como uma barreira à entrada de novos concorrentes.
- (V) A diferenciação também permite margens maiores, o que ajuda a lidar com o poder dos fornecedores e a reduzir o poder dos compradores, que têm menos alternativas comparáveis.
- (F) Uma empresa que se diferencia para obter lealdade não necessariamente estará melhor posicionada em relação aos substitutos, uma vez que o que é diferenciado pode ser substituído.

Portanto, a sequência correta é: V, V, V, V, F, correspondente à alternativa b).
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