Questões Pedagogia

No que se refere à avaliação de ensino e aprendizagem, julgue os itens subsequentes. A ...

Responda: No que se refere à avaliação de ensino e aprendizagem, julgue os itens subsequentes. A avaliação formativa, fundamentada exclusivamente em critérios claros e transparentes, contribui para o desenvo...


1Q325650 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, MPOG, CESPE CEBRASPE

No que se refere à avaliação de ensino e aprendizagem, julgue os itens subsequentes. A avaliação formativa, fundamentada exclusivamente em critérios claros e transparentes, contribui para o desenvolvimento da aprendizagem, independentemente das condições individuais do aluno.
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💬 Comentários

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Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) A avaliação formativa tem como principal objetivo promover o desenvolvimento da aprendizagem por meio do acompanhamento contínuo do processo educacional. Ela deve considerar não apenas critérios claros e transparentes, mas também as condições individuais de cada aluno, como suas dificuldades, ritmos e contextos pessoais.

A afirmação de que a avaliação formativa contribui para a aprendizagem independentemente das condições individuais do aluno está incorreta, pois a personalização do ensino e a adaptação às necessidades específicas são fundamentais para que a avaliação formativa seja eficaz.

Portanto, a avaliação formativa não pode ser fundamentada exclusivamente em critérios gerais e rígidos, sem levar em conta as particularidades dos estudantes. Isso está alinhado com as diretrizes pedagógicas que valorizam a diversidade e a inclusão no processo educacional.
Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) A avaliação formativa tem como principal objetivo acompanhar o processo de aprendizagem do aluno, fornecendo feedback contínuo para que ele possa melhorar seu desempenho. No entanto, afirmar que essa avaliação é fundamentada exclusivamente em critérios claros e transparentes, e que contribui para o desenvolvimento da aprendizagem independentemente das condições individuais do aluno, está incorreto.

Isso porque a avaliação formativa deve considerar as condições individuais do aluno, como suas dificuldades, ritmos de aprendizagem, contextos socioeconômicos e emocionais. Ignorar essas condições pode comprometer a eficácia da avaliação e o desenvolvimento real da aprendizagem.

Portanto, a avaliação formativa não pode ser vista de forma isolada, apenas com critérios objetivos e claros, mas deve ser sensível às particularidades de cada estudante, promovendo um processo educativo mais inclusivo e eficaz.

Essa compreensão está alinhada com as diretrizes da educação inclusiva e com as práticas pedagógicas contemporâneas que valorizam a diversidade e a individualidade dos alunos.
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