Questões Pedagogia Educação Especial Inclusiva
Para seu primeiro dia de aula, na turma do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola p...
Responda: Para seu primeiro dia de aula, na turma do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, em sua primeira experiência enquanto docente, Mariana preparou uma atividade de integração que exigiri...
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Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, instituída pela Lei nº 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência), tem como objetivo garantir o acesso à educação de qualidade para todos, promovendo a inclusão de alunos com deficiência nas escolas regulares.
Neste contexto, a professora Mariana, ao se deparar com a situação do aluno usuário de cadeira de rodas, deve buscar formas de adaptar a atividade para incluí-lo, possibilitando sua participação e interação com os demais colegas. A inclusão não se trata apenas de permitir a presença do aluno na sala de aula, mas de garantir que ele tenha acesso ao currículo e às atividades pedagógicas, respeitando suas necessidades e potencialidades.
Portanto, a atitude correta da professora seria manter a atividade, fazendo uma adaptação para que o aluno usuário de cadeira de rodas possa participar de forma plena, respeitando suas limitações físicas, mas garantindo sua integração com o restante do grupo. Isso contribui para a construção de um ambiente escolar inclusivo e acolhedor para todos os alunos.
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, instituída pela Lei nº 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência), tem como objetivo garantir o acesso à educação de qualidade para todos, promovendo a inclusão de alunos com deficiência nas escolas regulares.
Neste contexto, a professora Mariana, ao se deparar com a situação do aluno usuário de cadeira de rodas, deve buscar formas de adaptar a atividade para incluí-lo, possibilitando sua participação e interação com os demais colegas. A inclusão não se trata apenas de permitir a presença do aluno na sala de aula, mas de garantir que ele tenha acesso ao currículo e às atividades pedagógicas, respeitando suas necessidades e potencialidades.
Portanto, a atitude correta da professora seria manter a atividade, fazendo uma adaptação para que o aluno usuário de cadeira de rodas possa participar de forma plena, respeitando suas limitações físicas, mas garantindo sua integração com o restante do grupo. Isso contribui para a construção de um ambiente escolar inclusivo e acolhedor para todos os alunos.
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