
Por Equipe Gabarite em 17/01/2025 04:26:06🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: d)
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e suas orientações complementares, a disciplina de Educação Física escolar deve desenvolver a cultura corporal de movimento de forma democrática e integradora. Isso significa que o objetivo da disciplina não é apenas formar atletas em diversas modalidades esportivas, nem enfatizar apenas o condicionamento físico, tampouco dar mais importância aos aspectos quantitativos em detrimento dos qualitativos.
O foco principal da Educação Física escolar é promover o desenvolvimento integral dos alunos, por meio da vivência e compreensão dos diferentes movimentos corporais, valorizando a diversidade de práticas e saberes. Dessa forma, busca-se contribuir para a formação de cidadãos críticos, autônomos e participativos, que compreendam a importância da atividade física e do movimento para a saúde e qualidade de vida.
Portanto, a alternativa correta é a letra d) Desenvolver a cultura corporal de movimento de forma democrática e integradora.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e suas orientações complementares, a disciplina de Educação Física escolar deve desenvolver a cultura corporal de movimento de forma democrática e integradora. Isso significa que o objetivo da disciplina não é apenas formar atletas em diversas modalidades esportivas, nem enfatizar apenas o condicionamento físico, tampouco dar mais importância aos aspectos quantitativos em detrimento dos qualitativos.
O foco principal da Educação Física escolar é promover o desenvolvimento integral dos alunos, por meio da vivência e compreensão dos diferentes movimentos corporais, valorizando a diversidade de práticas e saberes. Dessa forma, busca-se contribuir para a formação de cidadãos críticos, autônomos e participativos, que compreendam a importância da atividade física e do movimento para a saúde e qualidade de vida.
Portanto, a alternativa correta é a letra d) Desenvolver a cultura corporal de movimento de forma democrática e integradora.