A Escola tem a função precípua de educar, de orientar o aluno para que cresça e se a...
Responda: A Escola tem a função precípua de educar, de orientar o aluno para que cresça e se assuma como pessoa e cidadão, conforme preceitua a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, levando em c...
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Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)
A questão aborda a importância da escola como instituição responsável por educar e orientar os alunos para que se desenvolvam como cidadãos conscientes e atuantes na sociedade.
Vamos analisar cada afirmativa:
I - O tempo de escola como um direito social, que garanta a vivência da diversidade de forma democrática, está de acordo com o papel da escola na formação integral dos alunos, conforme preceitua a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
II - A definição da base curricular atendendo ao disposto nos artigos 26A e 79B da LDB, para as aprendizagens relativas à sociodiversidade, é fundamental para promover uma educação inclusiva e que respeite a diversidade presente na sociedade.
III - Os professores terem autonomia para construir sua proposta pedagógica, decidindo sobre os conteúdos e metodologias a serem adotados, é essencial para a construção de um ensino mais contextualizado e significativo para os alunos.
IV - A construção de um projeto educativo que garanta uma educação igualitária e de qualidade para todos, respeitando as diversas dimensões da diversidade, é um objetivo fundamental para a escola como instituição formadora.
Portanto, as afirmativas I, II e IV estão corretas, sendo a opção correta a letra a).
A questão aborda a importância da escola como instituição responsável por educar e orientar os alunos para que se desenvolvam como cidadãos conscientes e atuantes na sociedade.
Vamos analisar cada afirmativa:
I - O tempo de escola como um direito social, que garanta a vivência da diversidade de forma democrática, está de acordo com o papel da escola na formação integral dos alunos, conforme preceitua a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
II - A definição da base curricular atendendo ao disposto nos artigos 26A e 79B da LDB, para as aprendizagens relativas à sociodiversidade, é fundamental para promover uma educação inclusiva e que respeite a diversidade presente na sociedade.
III - Os professores terem autonomia para construir sua proposta pedagógica, decidindo sobre os conteúdos e metodologias a serem adotados, é essencial para a construção de um ensino mais contextualizado e significativo para os alunos.
IV - A construção de um projeto educativo que garanta uma educação igualitária e de qualidade para todos, respeitando as diversas dimensões da diversidade, é um objetivo fundamental para a escola como instituição formadora.
Portanto, as afirmativas I, II e IV estão corretas, sendo a opção correta a letra a).
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