Um ambiente alfabetizador de qualidade é aquele em que
Responda: Um ambiente alfabetizador de qualidade é aquele em que
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)
Um ambiente alfabetizador de qualidade não se limita apenas ao ensino das letras e da escrita, mas também envolve o processo de letramento, que é a capacidade de fazer uso social da leitura e da escrita.
A alternativa d) é correta porque destaca a importância de uma ação pedagógica que integra tanto a alfabetização quanto o letramento, de forma articulada e simultânea. Isso significa que o ensino deve abordar tanto a capacidade de decodificar letras e palavras, quanto a habilidade de compreender, interpretar e utilizar essas informações em contextos variados.
As outras alternativas não representam práticas recomendadas para um ambiente alfabetizador de qualidade. A alternativa a) sugere métodos ultrapassados como cópia e mnemônica, que não favorecem a compreensão e o uso funcional da leitura e escrita. A alternativa b) impõe requisitos de leitura sem considerar o processo de desenvolvimento individual. A alternativa c) foca apenas no aspecto físico da disposição dos livros, o que é insuficiente para garantir um aprendizado efetivo.
Um ambiente alfabetizador de qualidade não se limita apenas ao ensino das letras e da escrita, mas também envolve o processo de letramento, que é a capacidade de fazer uso social da leitura e da escrita.
A alternativa d) é correta porque destaca a importância de uma ação pedagógica que integra tanto a alfabetização quanto o letramento, de forma articulada e simultânea. Isso significa que o ensino deve abordar tanto a capacidade de decodificar letras e palavras, quanto a habilidade de compreender, interpretar e utilizar essas informações em contextos variados.
As outras alternativas não representam práticas recomendadas para um ambiente alfabetizador de qualidade. A alternativa a) sugere métodos ultrapassados como cópia e mnemônica, que não favorecem a compreensão e o uso funcional da leitura e escrita. A alternativa b) impõe requisitos de leitura sem considerar o processo de desenvolvimento individual. A alternativa c) foca apenas no aspecto físico da disposição dos livros, o que é insuficiente para garantir um aprendizado efetivo.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários