No que diz respeito a avaliação, julgue os itens subsecutivos. A avaliação deve ser cla...
Responda: No que diz respeito a avaliação, julgue os itens subsecutivos. A avaliação deve ser classificatória, pois é por meio dessa que se verifica a eficácia do ensino do professor em relação ao aprendizad...
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Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) A afirmação está incorreta porque a avaliação não deve ser apenas classificatória. A avaliação classificatória tem como objetivo principal ordenar ou classificar os alunos, geralmente por meio de notas ou conceitos, mas ela não é suficiente para verificar a eficácia do ensino.
A avaliação deve ser formativa e diagnóstica, além de classificatória, pois é por meio dela que o professor pode identificar as dificuldades dos alunos, ajustar suas estratégias de ensino e promover o aprendizado efetivo. A avaliação formativa, por exemplo, é contínua e orienta o processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para a melhoria do desempenho dos educandos.
Portanto, limitar a avaliação apenas à classificação ignora seu papel fundamental no acompanhamento e desenvolvimento do aprendizado, o que torna a afirmativa incorreta.
Essa compreensão está alinhada com as diretrizes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996), que destaca a avaliação como um processo que deve considerar o desenvolvimento do aluno e não apenas a sua classificação.
A avaliação deve ser formativa e diagnóstica, além de classificatória, pois é por meio dela que o professor pode identificar as dificuldades dos alunos, ajustar suas estratégias de ensino e promover o aprendizado efetivo. A avaliação formativa, por exemplo, é contínua e orienta o processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para a melhoria do desempenho dos educandos.
Portanto, limitar a avaliação apenas à classificação ignora seu papel fundamental no acompanhamento e desenvolvimento do aprendizado, o que torna a afirmativa incorreta.
Essa compreensão está alinhada com as diretrizes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996), que destaca a avaliação como um processo que deve considerar o desenvolvimento do aluno e não apenas a sua classificação.
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