Questões Pedagogia Teorias do Ensino e da Aprendizagem
Ensinar é uma atividade interativa mediada pelo entendimento discursivo entre o profess...
Responda: Ensinar é uma atividade interativa mediada pelo entendimento discursivo entre o professor, os alunos e o conhecimento. Em relação à ética do professor em sala de aula, pode-se inferir.
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) A ética se apresenta como elemento de mediação entre outras duas dimensões constitutivas do ser professor: a técnica e a política.
Ensinar é uma atividade que envolve não apenas o domínio técnico do conteúdo e das metodologias, mas também uma dimensão política, pois o professor atua em um contexto social e institucional que influencia e é influenciado por suas ações.
A ética, nesse sentido, funciona como um elemento que media essas duas dimensões, orientando as decisões e comportamentos do professor para que sua prática seja justa, respeitosa e comprometida com o desenvolvimento integral dos alunos.
As outras alternativas apresentam incorreções. Por exemplo, a alternativa b) minimiza a importância das interações socioinstitucionais, que são fundamentais para a ética docente. A alternativa c) restringe a dimensão ética apenas à relação professor-aluno, ignorando outros atores importantes na escola. A alternativa d) defende valores como competitividade e meritocracia, que não são princípios éticos universais na educação, podendo inclusive contrariar a ética do cuidado e da inclusão.
Portanto, a alternativa a) é a que melhor representa a compreensão da ética na prática docente, conforme o gabarito oficial.
Ensinar é uma atividade que envolve não apenas o domínio técnico do conteúdo e das metodologias, mas também uma dimensão política, pois o professor atua em um contexto social e institucional que influencia e é influenciado por suas ações.
A ética, nesse sentido, funciona como um elemento que media essas duas dimensões, orientando as decisões e comportamentos do professor para que sua prática seja justa, respeitosa e comprometida com o desenvolvimento integral dos alunos.
As outras alternativas apresentam incorreções. Por exemplo, a alternativa b) minimiza a importância das interações socioinstitucionais, que são fundamentais para a ética docente. A alternativa c) restringe a dimensão ética apenas à relação professor-aluno, ignorando outros atores importantes na escola. A alternativa d) defende valores como competitividade e meritocracia, que não são princípios éticos universais na educação, podendo inclusive contrariar a ética do cuidado e da inclusão.
Portanto, a alternativa a) é a que melhor representa a compreensão da ética na prática docente, conforme o gabarito oficial.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários