Questões Pedagogia Teorias do Ensino e da Aprendizagem
Embora o conceito de “Educação Não-Formal” seja polissêmico, existem algumas caracte...
Responda: Embora o conceito de “Educação Não-Formal” seja polissêmico, existem algumas características que lhe são próprias. Em relação a essas características, considere as afirmações a seguir. I ...
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Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)
A Educação Não-Formal é caracterizada por ser uma atividade educacional organizada, porém assistemática, que ocorre fora do sistema formal de ensino. Ela é voltada para grupos específicos e tem como objetivo oferecer aprendizagens selecionadas, muitas vezes relacionadas à formação cidadã e política.
Analisando as afirmações:
I - Embora a Educação Não-Formal seja organizada e assistemática, a definição apresentada está correta em parte, mas não é suficiente para caracterizá-la completamente, pois não necessariamente se limita a aprendizagens cognitivas, podendo incluir aspectos sociais e culturais.
II - A Educação Não-Formal não apresenta estruturas hierárquicas e burocráticas bem definidas, especialmente no que diz respeito a tempo e espaço. Essa característica é típica da Educação Formal, que possui currículos rígidos e horários fixos.
III - A Educação Não-Formal está fortemente ligada à aprendizagem política e à formação para a cidadania, sendo um processo que visa o desenvolvimento crítico e a participação social.
IV - A Educação Não-Formal desenvolve-se no cotidiano, por meio do compartilhamento de experiências em espaços coletivos, articulando-se com a educação cidadã e configurando-se como um processo sociopolítico, cultural e pedagógico.
Portanto, as afirmações III e IV estão corretas, enquanto I e II apresentam incorreções ou são incompletas para caracterizar a Educação Não-Formal.
Checagem dupla confirma que a alternativa d) é a correta, pois reúne as duas afirmações que melhor definem as características da Educação Não-Formal.
A Educação Não-Formal é caracterizada por ser uma atividade educacional organizada, porém assistemática, que ocorre fora do sistema formal de ensino. Ela é voltada para grupos específicos e tem como objetivo oferecer aprendizagens selecionadas, muitas vezes relacionadas à formação cidadã e política.
Analisando as afirmações:
I - Embora a Educação Não-Formal seja organizada e assistemática, a definição apresentada está correta em parte, mas não é suficiente para caracterizá-la completamente, pois não necessariamente se limita a aprendizagens cognitivas, podendo incluir aspectos sociais e culturais.
II - A Educação Não-Formal não apresenta estruturas hierárquicas e burocráticas bem definidas, especialmente no que diz respeito a tempo e espaço. Essa característica é típica da Educação Formal, que possui currículos rígidos e horários fixos.
III - A Educação Não-Formal está fortemente ligada à aprendizagem política e à formação para a cidadania, sendo um processo que visa o desenvolvimento crítico e a participação social.
IV - A Educação Não-Formal desenvolve-se no cotidiano, por meio do compartilhamento de experiências em espaços coletivos, articulando-se com a educação cidadã e configurando-se como um processo sociopolítico, cultural e pedagógico.
Portanto, as afirmações III e IV estão corretas, enquanto I e II apresentam incorreções ou são incompletas para caracterizar a Educação Não-Formal.
Checagem dupla confirma que a alternativa d) é a correta, pois reúne as duas afirmações que melhor definem as características da Educação Não-Formal.
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