Questões Pedagogia Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Embora o conceito de “Educação Não-Formal” seja polissêmico, existem algumas caracte...

Responda: Embora o conceito de “Educação Não-Formal” seja polissêmico, existem algumas características que lhe são próprias. Em relação a essas características, considere as afirmações a seguir. I ...


1Q326466 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Educador Social, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

Embora o conceito de “Educação Não-Formal” seja polissêmico, existem algumas características que lhe são próprias. Em relação a essas características, considere as afirmações a seguir.

I A Educação Não-Formal é toda atividade educacional organizada, assistemática, executada fora do sistema formal para oferecer tipos selecionados de aprendizagem cognitiva a determinados subgrupos da população.

 II A Educação Não-Formal apresenta estruturas hierárquicas e burocráticas bem definidas no que diz respeito a tempo e a espaço.

III A Educação Não-Formal está ligada fortemente à aprendizagem política, constituindo-se em um processo de formação para a cidadania.

 IV A Educação Não-Formal é aquela que se desenvolve no mundo da vida, por meio de processos de compartilhamento de experiências, principalmente em espaços e ações coletivas, estando articulada ao campo da educação cidadã e sendo um processo sociopolítico, cultural e pedagógico.

Das afirmações, estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)

A Educação Não-Formal é caracterizada por ser uma atividade educacional organizada, porém assistemática, que ocorre fora do sistema formal de ensino. Ela é voltada para grupos específicos e tem como objetivo oferecer aprendizagens selecionadas, muitas vezes relacionadas à formação cidadã e política.

Analisando as afirmações:

I - Embora a Educação Não-Formal seja organizada e assistemática, a definição apresentada está correta em parte, mas não é suficiente para caracterizá-la completamente, pois não necessariamente se limita a aprendizagens cognitivas, podendo incluir aspectos sociais e culturais.

II - A Educação Não-Formal não apresenta estruturas hierárquicas e burocráticas bem definidas, especialmente no que diz respeito a tempo e espaço. Essa característica é típica da Educação Formal, que possui currículos rígidos e horários fixos.

III - A Educação Não-Formal está fortemente ligada à aprendizagem política e à formação para a cidadania, sendo um processo que visa o desenvolvimento crítico e a participação social.

IV - A Educação Não-Formal desenvolve-se no cotidiano, por meio do compartilhamento de experiências em espaços coletivos, articulando-se com a educação cidadã e configurando-se como um processo sociopolítico, cultural e pedagógico.

Portanto, as afirmações III e IV estão corretas, enquanto I e II apresentam incorreções ou são incompletas para caracterizar a Educação Não-Formal.

Checagem dupla confirma que a alternativa d) é a correta, pois reúne as duas afirmações que melhor definem as características da Educação Não-Formal.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.