Questões Pedagogia Planejamento de Ensino
O aproveitamento escolar representa uma questão pedagógica fundamental para o sucess...
Responda: O aproveitamento escolar representa uma questão pedagógica fundamental para o sucesso da prática educativa. Neste sentido pode-se afirmar que o (a)
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)
O fracasso escolar é um fenômeno complexo e multifatorial, que não pode ser atribuído a uma única causa. Ele envolve aspectos psicológicos, sociais e organizacionais da escola, o que significa que fatores internos e externos influenciam o desempenho do aluno.
A reprovação e a repetência são, de fato, consequências e também fatores que podem agravar o fracasso escolar, pois podem desmotivar o aluno e dificultar sua progressão. Portanto, a alternativa d) reconhece essa multiplicidade de causas e o papel da reprovação como um dos elementos desse processo.
As outras alternativas são mais limitadas ou incorretas. A alternativa a) atribui a reprovação apenas às práticas avaliativas, o que é uma visão reducionista. A alternativa b) culpa o processo burocrático, que não é o principal fator. A alternativa c) mistura conceitos e sugere que a avaliação classificatória é determinante do fracasso, o que não é necessariamente verdade, pois a avaliação pode ser um instrumento de melhoria se bem aplicada.
Assim, a alternativa d) é a que melhor reflete a complexidade do fenômeno do fracasso escolar, conforme o entendimento pedagógico atual.
O fracasso escolar é um fenômeno complexo e multifatorial, que não pode ser atribuído a uma única causa. Ele envolve aspectos psicológicos, sociais e organizacionais da escola, o que significa que fatores internos e externos influenciam o desempenho do aluno.
A reprovação e a repetência são, de fato, consequências e também fatores que podem agravar o fracasso escolar, pois podem desmotivar o aluno e dificultar sua progressão. Portanto, a alternativa d) reconhece essa multiplicidade de causas e o papel da reprovação como um dos elementos desse processo.
As outras alternativas são mais limitadas ou incorretas. A alternativa a) atribui a reprovação apenas às práticas avaliativas, o que é uma visão reducionista. A alternativa b) culpa o processo burocrático, que não é o principal fator. A alternativa c) mistura conceitos e sugere que a avaliação classificatória é determinante do fracasso, o que não é necessariamente verdade, pois a avaliação pode ser um instrumento de melhoria se bem aplicada.
Assim, a alternativa d) é a que melhor reflete a complexidade do fenômeno do fracasso escolar, conforme o entendimento pedagógico atual.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários