Questões Pedagogia Planejamento de Ensino

Para José Carlos Libâneo, a avaliação da aprendizagem faz parte do processo de ensino e...

Responda: Para José Carlos Libâneo, a avaliação da aprendizagem faz parte do processo de ensino e aprendizagem e deve ser objetiva de modo a comprovar os conhecimentos adquiridos pelos alunos. No ato de aval...


1Q326668 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Sociocultural, Secretaria da Administração Penitenciária SP, MSConcursos, 2018

Para José Carlos Libâneo, a avaliação da aprendizagem faz parte do processo de ensino e aprendizagem e deve ser objetiva de modo a comprovar os conhecimentos adquiridos pelos alunos. No ato de avaliar a aprendizagem, o professor pode fazer uso de instrumentos variados. As alternativas apresentam alguns exemplos de instrumentos e técnicas de avaliação, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) A questão aborda os instrumentos e técnicas de avaliação da aprendizagem segundo José Carlos Libâneo. A avaliação da aprendizagem é um componente essencial do processo educativo, permitindo verificar se os alunos adquiriram os conhecimentos esperados.

As alternativas apresentam exemplos de instrumentos e técnicas de avaliação. A autoavaliação é uma técnica válida, pois o próprio aluno avalia seu desempenho. A prova objetiva é um instrumento clássico de avaliação, com perguntas de múltipla escolha ou verdadeiro/falso. O portfólio é um conjunto de trabalhos que demonstra a evolução do aluno, sendo também um instrumento de avaliação. O questionário é uma técnica que permite coletar informações sobre o aprendizado.

Por outro lado, a pirâmide de Maslow não é um instrumento ou técnica de avaliação da aprendizagem. Trata-se de uma teoria psicológica sobre a hierarquia das necessidades humanas, não relacionada diretamente à avaliação educacional.

Portanto, a alternativa que não corresponde a um instrumento ou técnica de avaliação é a letra b, pirâmide de Maslow.

Fazendo uma checagem dupla, confirmamos que todas as outras alternativas são reconhecidas como instrumentos ou técnicas de avaliação, enquanto a pirâmide de Maslow é um conceito teórico de psicologia, não aplicável como instrumento de avaliação da aprendizagem.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.