Questões Pedagogia Relação aluno

Tendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e par...

Responda: Tendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, ...


1Q326777 | Pedagogia, Relação aluno, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação DF, CESPE CEBRASPE, 2017

Tendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue os itens a seguir, acerca da relação professor/aluno. Os aspectos cognoscitivos correspondem aos conteúdos ensinados pela escola e às tarefas relacionadas à aprendizagem.
  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)
A questão aborda a interação professor/aluno, destacando os aspectos cognoscitivo e socioemocional.
Os aspectos cognoscitivos referem-se ao conhecimento, conteúdos, habilidades e tarefas relacionadas ao processo de aprendizagem, ou seja, tudo aquilo que envolve o ensino propriamente dito.
Portanto, afirmar que os aspectos cognoscitivos correspondem aos conteúdos ensinados pela escola e às tarefas relacionadas à aprendizagem está correto.
Já os aspectos socioemocionais envolvem as emoções, relações interpessoais, motivação e o ambiente afetivo que permeia a relação pedagógica.
A interação eficaz entre professor e aluno depende da integração desses dois aspectos, mas a questão foca corretamente no aspecto cognoscitivo.
A checagem dupla confirma que a alternativa correta é a letra a, conforme o gabarito oficial e a resposta mais comentada pelos usuários.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.