Responda as questões 38 a 40 de acordo com os PCN - Língua Estrangeira para o Ensino Fu...
Responda: Responda as questões 38 a 40 de acordo com os PCN - Língua Estrangeira para o Ensino Fundamental. Na elaboração de atividades de compreensão de leitura na língua estrangeira, o professor deve
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d) Na elaboração de atividades de compreensão de leitura em língua estrangeira, é fundamental que o professor utilize o conhecimento prévio do aluno como ponto de partida. Isso significa que o ensino deve partir do que o aluno já sabe para construir novos conhecimentos, facilitando a aprendizagem e tornando-a mais significativa.
Essa abordagem está alinhada com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para Língua Estrangeira no Ensino Fundamental, que enfatizam a importância de conectar o conteúdo novo ao repertório do aluno, promovendo uma aprendizagem contextualizada e integrada.
As outras alternativas apresentam abordagens menos eficazes ou inadequadas. Por exemplo, a alternativa a) limita-se ao conhecimento do professor e dos alunos, sem considerar a construção progressiva do conhecimento. A alternativa b) foca excessivamente no sistema linguístico, o que pode ser desmotivador e pouco contextualizado. A alternativa c) prioriza a tradução, que não é recomendada como método principal para compreensão em língua estrangeira. A alternativa e) restringe a atividade a duas fases, sem considerar a importância da construção do conhecimento prévio e do processo contínuo de aprendizagem.
Portanto, a alternativa d) é a mais adequada e está em conformidade com as orientações dos PCN para o ensino de língua estrangeira.
Essa abordagem está alinhada com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para Língua Estrangeira no Ensino Fundamental, que enfatizam a importância de conectar o conteúdo novo ao repertório do aluno, promovendo uma aprendizagem contextualizada e integrada.
As outras alternativas apresentam abordagens menos eficazes ou inadequadas. Por exemplo, a alternativa a) limita-se ao conhecimento do professor e dos alunos, sem considerar a construção progressiva do conhecimento. A alternativa b) foca excessivamente no sistema linguístico, o que pode ser desmotivador e pouco contextualizado. A alternativa c) prioriza a tradução, que não é recomendada como método principal para compreensão em língua estrangeira. A alternativa e) restringe a atividade a duas fases, sem considerar a importância da construção do conhecimento prévio e do processo contínuo de aprendizagem.
Portanto, a alternativa d) é a mais adequada e está em conformidade com as orientações dos PCN para o ensino de língua estrangeira.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários