Questões Pedagogia

Em um bairro da periferia, uma professora de 1.ª série separou a sua turma em dois g...

Responda: Em um bairro da periferia, uma professora de 1.ª série separou a sua turma em dois grupos: alunos fortes e alunos fracos. Passou a trabalhar com os alunos fortes e aos fracos dava alguns exercíc...


1Q326940 | Pedagogia, Pedagogo, SETEPS PA, CESPE CEBRASPE

Em um bairro da periferia, uma professora de 1.ª série separou a sua turma em dois grupos: alunos fortes e alunos fracos. Passou a trabalhar com os alunos fortes e aos fracos dava alguns exercícios. O maior problema detectado pela professora foi que a maioria dos pais desses alunos era analfabeta, portanto, não ajudava os filhos em casa. Essa professora resolveu deixar o trabalho com os alunos fracos para o ano seguinte, pois concluiu que deveria ajudar os fortes a terem um desempenho melhor na 2.ª série.

Diante da situação hipotética relatada e com referência aos significados da escola para populações excluídas do ponto de vista socioeconômico, julgue os itens a seguir.

Como os alunos são da mesma origem socioeconômica, a divisão da turma em grupos de alunos fortes e de alunos fracos não caracteriza discriminação.

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💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

A divisão da turma em grupos de alunos fortes e fracos, mesmo que sejam da mesma origem socioeconômica, pode sim caracterizar discriminação. Isso porque separar os alunos dessa forma pode reforçar desigualdades e estigmatizar os alunos considerados "fracos", prejudicando seu desenvolvimento e autoestima. A origem socioeconômica comum não elimina o risco de discriminação, já que o tratamento diferenciado pode criar barreiras e exclusão dentro da própria escola. Portanto, a afirmação está errada.
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