Questões Pedagogia

Em um bairro da periferia, uma professora de 1.ª série separou a sua turma em dois g...

Responda: Em um bairro da periferia, uma professora de 1.ª série separou a sua turma em dois grupos: alunos fortes e alunos fracos. Passou a trabalhar com os alunos fortes e aos fracos dava alguns exercíc...


1Q327058 | Pedagogia, Pedagogo, SETEPS PA, CESPE CEBRASPE

Em um bairro da periferia, uma professora de 1.ª série separou a sua turma em dois grupos: alunos fortes e alunos fracos. Passou a trabalhar com os alunos fortes e aos fracos dava alguns exercícios. O maior problema detectado pela professora foi que a maioria dos pais desses alunos era analfabeta, portanto, não ajudava os filhos em casa. Essa professora resolveu deixar o trabalho com os alunos fracos para o ano seguinte, pois concluiu que deveria ajudar os fortes a terem um desempenho melhor na 2.ª série.

Diante da situação hipotética relatada e com referência aos significados da escola para populações excluídas do ponto de vista socioeconômico, julgue os itens a seguir.

A separação dos alunos feita pela professora é pertinente, pois, de acordo com a teoria socioconstrutivista, cada aluno possui um nível específico de desenvolvimento. Segundo essa teoria, em casos como esses, o professor deve organizar os alunos de forma que os mais adiantados trabalhem com aqueles de mesmo nível, ou seja, separados dos que apresentam mais dificuldades. Afinal, não existe turma de alunos homogênea em nenhuma modalidade de ensino.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

A separação dos alunos em grupos de "fortes" e "fracos" não é pertinente segundo a teoria socioconstrutivista. Essa abordagem valoriza a interação social e o aprendizado colaborativo, onde alunos com diferentes níveis de desenvolvimento aprendem juntos, ajudando uns aos outros a avançar. A ideia é que o professor organize atividades que promovam a troca entre alunos, e não a segregação, pois isso pode reforçar desigualdades e prejudicar o desenvolvimento dos alunos considerados "fracos". Portanto, separar a turma dessa forma vai contra os princípios dessa teoria e pode agravar a exclusão socioeconômica.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.