Questões Pedagogia Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas

Os teóricos da concepção sócio-histórica afirmam que a cultura da excludência se ins...

Responda: Os teóricos da concepção sócio-histórica afirmam que a cultura da excludência se instalou na organização escolar e que a nova Lei de Diretrizes e Bases pouco avançou na direção de exclusão dessa...


Q327090 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor 1 ao 5 Ano do Ensino Fundamental, SESI DF, FUNIVERSA

Os teóricos da concepção sócio-histórica afirmam que a cultura da excludência se instalou na organização escolar e que a nova Lei de Diretrizes e Bases pouco avançou na direção de exclusão dessa cultura. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.

Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 03/01/2025 05:08:14🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c)

Os teóricos da concepção sócio-histórica afirmam que a cultura da excludência se instalou na organização escolar e que a nova Lei de Diretrizes e Bases pouco avançou na direção de exclusão dessa cultura. Com base nessas informações, a alternativa correta é a letra c).

Essa alternativa afirma que o direito à educação básica continua sendo entendido de forma tradicional, com ênfase em aspectos como ensino disciplinar seriado, escalonado, avaliativo e seletivo, que são características da cultura da exclusão. Ou seja, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) não avançou significativamente na superação dessa cultura de exclusão na educação brasileira.

Portanto, a letra c) é a correta, pois expressa a falta de avanço da LDB na desconstrução da cultura do fracasso e exclusão na educação.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.